A Outra Margem: Angelo Esmanhotto fala sobre a sonoridade de Ensemble Constantinople

A Outra Margem, programa do músico Angelo Esmanhotto chega agora no blog do NA-NU!! Vem saber mais sobre a sonoridade de Ensemble Constantinople!

Angelo Esmanhotto é músico multi-instrumentista, professor, produtor musical e pesquisador assíduo. Atua há mais de 40 anos no cenário musical curitibano, realizando estudos em história da música, música medieval e indiana, além de instrumentos. Apresenta e produz o programa A Outra Margem na Rádio Paraná Educativa, que trouxe pro NA-NU transformando em coluna, a fim de divulgar as texturas e sonoridades diversas dos quatro cantos do mundo.

Studio na Colab55

Confere aí:

No programa de hoje #211, que vai ao ar às 23h pela Rádio Paraná Educativa (97.1 FM) apresento o Ensemble Constantinople, com base na cidade de Montreal, criado em 1998 pelos irmãos iranianos Kiya Tabassian (Setar) e Ziya Tabassian (Tombak). Desde então os irmãos vem explorando um grande numero de estilos musicais dos manuscritos da idade media a estética contemporânea,  musica da Europa mediterrânea e a musica tradicional do  oriente médio e Índia.

O grupo costuma compartilhar o palco com outros com outros artistas. E, uma característica do grupo é a mistura de instrumentos, aqueles com forte tradição musical do oriente médio como o Setar e o Tombak e instrumentos antigos da Europa como a guitare baroque e a viola–da-gamba.

No programa, apresentarei o concerto Songs Of The Dawn realizado em Montreal em 2011. O concerto Songs Of The Dawn traz os músicos Kiya Tabassian (sétar e voz), Ziya Tabassian (Tombak e Dayereh), Ravi Naimpally (Tabla), Pierre-Yves Martel (viola da gamba), além de Dhruba Ghosh (Sarangi  e voz), como convidado e apresenta as músicas  Osoul-e Panj-gâh – Poema de Amir Khusrow (poeta indiano séc. 13), Colors of Dawn – criação de Dhruba Ghosh e o EnsembleJouvences – criação de Kiya e Dhruba Ghosh – sobre o raga Yeman e o maqan Panj-gâhColor of Dawn, seguida de Saharam, composições de Kiya Tabassian, Cercles Migrants com Kiya Tabassian (sétar e direção artística), Ghada Shbeir  (voz) como convidada, Ziya Tabassian no Tombak, Iman Homsy tocando Kanoun, Guy Ross (Oud e alaúde), Matthew Jennejohn (corneto e flauta doce), Isabelle Marchand (viola da gamba e fiddle), Kyriakos Petras (violino), Andreas Papas na percussão e Kyriakos Kalaizides tocando Oud.

No vídeo abaixo você confere uma performance de FANDANGO de Santiago de Murcia (c.1682-c.1740) com os músicos Enrique Solinis (guitare baroque), Kiya Tabasian (sétar), Pierre-Yves Martel (viole de gambe) e Ziya Tabassian na percussão.

O programa A Outra Margem vai ao ar toda terça-feira às 23h pela Rádio Paraná Educativa FM 97.1. 

Acompanhe A Outra Margem também pelo Facebook ou através do canal de Angelo Esmanhotto no Youtube.

Toda semana Angelo Esmanhotto vai compartilhar por aqui n’A Outra Margem mais sobre artistas e texturas sonoras. Fiquem ligados!

Mais sobre os trabalhos do Angelo Esmanhotto? Clique aqui.

Gostou deste post? Curta, comente e compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *