Essência e movimento na arte de Mônica Schreiber!

Mônica Schreiber é uma artista que constrói e desvenda a própria essência através de diversas linguagens.

Mônica Schreiber é bailarina profissional da Téssera Companhia de Dança da UFPR, e atualmente estuda  artes visuais. A artista desenvolve estudos ligados ao corpo através de diversas linguagens, como fotografia, audiovisual, dança, pintura, escultura, literatura e performance.

Selecionamos alguns trabalhos da artista pra você conhecer:

“A noite traz em si certas vulgaridades inacessíveis. Deparo-me com uma velha amiga que já não é mais bem-vinda, contudo persiste em me visitar. Diante de um olhar desesperado suplico que os ventos se acalmem e o outono chegue de modo mais familiar. Enquanto as tempestades me sufocam encontro a paz em grandes escalas de intensos ‘amares’. Costumava, quando pequena, ansiar pela formidável fonte da liberdade e ao fortalecer os neurônios percebi que ela não existe. De passos em corridas, de tropeços a raspões, de indicações a desistências. Em tempos de fluidez o espírito não procura os campos universais, mas esqueci-me que das bem dizentes alegrias também devo me agarrar em grandes proporções nas transcendentais maravilhas. Dentro da alma que me segura construo um abrigo. Aprendi que por mais que a contemporaneidade proponha uma solidão feliz, não existem corpos inteiros no isolamento. As boas energias quero que me transbordem e as falsas lacunas que se autodestruam. Que as crises fortaleçam e que as fases amoleçam. O hoje sempre parece mais complicado e o talvez que o amanhã carrega é sempre levemente assustador. Fecho os olhos e assim como os sonhos que se desenrolam me renovo no desconstruir de um viver sentimentalmente sensacional.” 

Studio na Colab55

Texto extraído de Alma Mouca projeto de literatura, texto e poesia desenvolvido pela artista e você pode acessar mais textos clicando aqui.

Performance Movimento – Mostra DeArtes – 2016
Performance DELINEARES no Festival Lux Mundi – 2017
Composições, 2017 – Acrílica sobre tela (19cm x 19cm)
Escultura modelagem em argila.
Imersão, 2016. Acrílica sobre tela.
Labirinto, 2014. Nanquim sobre papel vegetal A1.
Movimento, 2016. Mostra DeArtes.
Espetáculo Black Dog, 2016. Téssera Cia de Dança da UFPR
Espetáculo Black Dog, 2016. Téssera Cia de Dança da UFPR
Ensaio Espetáculo Black Dog, 2017. Téssera Cia de Dança da UFPR
Téssera Cia de Dança da UFPR.

Abaixo você pode conferir alguns trabalhos da artista em vídeo:

“O corpo me pertence como função artística, social e revolucionária. As linguagens se cruzam em rizomas mentais e a ação procura a emoção pura. Pertencimento, condução, essência, processos. Palavras que acompanham meus trabalhos e poéticas.” – Mônica Schreiber

Acompanhe mais sobre o trabalho de Mônica Schreiber nos links abaixo:

Site oficial

Alma Mouca

Flickr

Youtube

Téssera Companhia de Dança da UFPR

Conheça mais artistas e curiosidades sobre arte e cultura clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *