Conheça Drew Struzan, autor de tantos cartazes clássicos do Cinema

Drew Struzan é o artista visual responsável por mais de 150 cartazes, incluindo todos os filmes das séries Star WarsIndiana JonesDe Volta Para O Futuro e Harry Potter. Também é responsável por capas de disco de artistas como Black SabbathAlice Cooper e dos Beach Boys.

Drew descobriu as artes visuais ainda na infância. Em declaração para o livro The Brush Strokes Behind the Images of Star Wars, o artista conta que “Eu era pobre e faminto e a ilustração era o caminho mais curto até um pedaço de pão(…) Eu não tinha nada quando era criança. Eu desenhava com lápis no papel higiênico – esse era o único papel disponível. Provavelmente o principal motivo para eu gostar tanto de desenhar hoje em dia é porque era tudo que eu tinha naquela época.”

Arte para o álbum de Alice Cooper, Welcome to My Nightmare

Recém formado, Struzan começou sua carreira criando artes para capas de discos, entre eles clássicos de artistas como  Tony Orlando and DawnThe Beach BoysBee GeesRoy OrbisonBlack SabbathGlenn MillerIron ButterflyBachEarth, Wind and Fire e Liberace. Neste período criou a capa do álbum  Welcome to My Nightmare, de Alice Cooper, votado pela revista Rolling Stone entre as 100 melhores capas de disco de todos os tempos.

Black SabbathSabbath Bloody Sabbath
A Noite do Terror Rastejante

Studio na Colab55

Pôster de relançamento de Star Wars

Os cartazes de filmes vieram ainda nos anos 70. As primeiras produções do artista para o cinema foram para filmes B de terror e ficção científica como A Noite do Terror Rastejante(1976), A Fúria das Feras Atômicas (1976) e O Império das Formigas (1977). Em 1977, o artista Charles White III convidou Struzan para ajudá-lo com o cartaz de relançamento de Star WarsDrew Struzan desenhou LukeLeia e Han, enquanto White ficou com as naves, Darth Vader, os droids e os storm troopers.

Durante os anos 70 e 80, o artista produziu cartazes para filmes como  Blade RunnerO Enigma de Outro Mundo, a série Loucademia de Polícia, De Volta Para O FuturoE.T. – O Extra TerrestreRambo – Programado Para MatarFievel – Um Conto Americano e Goonies.

O Império das Formigas
Star Wars – Uma Nova Esperança
Star Wars – O Império Contra Ataca
Star Wars – O Retorno de Jedi
De Volta Para O Futuro
De Volta Para O Futuro II
De Volta Para O Futuro III
Blade Runner
RamboProgramado Para Matar
Fievel, Um Conto Americano
Um Príncipe em Nova York

Apesar da ascensão da arte digital, o ilustrador e pintor seguiu pelos anos 90 e 2000 realizando artes para filmes como Hook – A Volta do Capitão GanchoHellboy e a série Harry Potter. Em 2008, após completar uma exaustiva campanha para o filme Idiana Jones e a Caveira de CristalStruzan anunciou sua aposentadoria. Porém em 2015, Drew Struzan voltou a ativa, desenhando pôsteres para filmes como Star Wars – O Despertar da Força e o documentário Batkid Begins: The Wish Heard Around The World.

Harry Potter e a Pedra Filosofal
Batkid Begins: The Wish Heard Around The World
Star Wars – O Despertar da Força

Quer descobrir mais sobre o mundo do cinema e das artes? Continua NA-NUZEANDO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *