Zumbi dos Palmares, é a obra histórica em quadrinhos de 1955, ilustrada pelo renomado quadrinista Álvaro de Moya
Álvaro de Moya (1930 – 2017) foi um jornalista, escritor, produtor, ilustrador e diretor de cinema e televisão. Descendente de espanhóis e italianos, é considerado um dos maiores especialistas em histórias em quadrinhos do Brasil.
Em 1955, Álvaro de Moya publicou duas aventuras antiescravagistas que ele desenhou: A Marcha, baseado no romance de Afonso Schmidt, lançado pela Ebal, e Zumbi dos Palmares. Publicada originalmente em Aventuras Heróicas #16, da Editora La Selva, Zumbi dos Palmares foi lançada em bancas em 1955. Jayme Cortez, grande amigo de Moya, era o editor de arte da La Selva e foi o autor dos desenhos da capa e daqueles que ilustram os textos das páginas 2, 3 e 4.
Esta adaptação para os quadrinhos da história de Zumbi dos Palmares descarta a versão de suicídio do herói dos Quilombos, contado pelo historiador Rocha Pitta, e aceita a do livro O Quilombo dos Palmares, de Edison Carneiro, que comprovou o assassinato de Zumbi. Moya tinha muito orgulho de ter desenhado essa versão, comprovada historicamente.
Quer mais arte, cultura e entretenimento? Continue NA-NUZEANDO