Revista Badaró, opinião ilustrada e jornalismo em quadrinhos

Criada em 2019, a Revista Badaró foi pioneira como veículo brasileiro focado na produção de jornalismo em quadrinhos.

A Badaró é um veículo brasileiro voltado à produção de jornalismo em quadrinhos e textos políticos e de opinião ilustrados. O grupo começou seu trabalho jornalístico de forma digital em 2019, explorando formatos como podcast e audiovisual. A revista surgiu em 2023, ano em que foram lançadas as 3 primeiras edições.

Capa da edição do 1º semestre de 2025

A revista é pioneira no formato do jornalismo em quadrinhos no Brasil, trazendo também textos de opinião de colunistas ilustrados. Desde o início, a Badaró busca se manter independente, financiada pelo público que consome o conteúdo e por iniciativas parceiras que se identificam com a visão do projeto. O nome é uma homenagem ao jornalista Giovanni Líbero Badaró, cujo assassinato por motivações políticas levou à abdicação do imperador D. Pedro I.

Studio na Colab55

A Badaró já levou prêmios como o Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos (Menção Honrosa – Categoria Arte) em 2021 pela matéria LGBTfobia está atrelada ao processo de colonização, de Aline C. Antonini (texto), Marina Duarte (ilustração) e Norberto Liberator (edição e coloração), o Prêmio Megafone de Ativismo em 2023 (1º Lugar – Categoria Reportagem em Mídia Independente) pela matéria Um povo, três massacres, de Guilherme Correia, Iara Cardoso, Marina Duarte e Norberto Liberator, o Troféu Expocom Centro-Oeste (1º lugar – Categoria Produção Transdisciplinar) em 2021 por Sagrados Bastidores da Política de Guilherme Correia, com ilustrações de Fábio “Fabil” Faria e Marina Duarte, e o Prêmio Livre.Jor de Jornalismo Mosca (2º lugar – Categoria Universitária) em 2020 por Infelizmente a Covid chegou, relata neto de cacique morto em aldeia de MS, de Adrian Albuquerque, Guilherme Correia, Marina Duarte e Leopoldo Neto.

A primeira edição da Revista Badaró de 2025 traz uma entrevista com Olívio Dutra, ex-governador gaúcho, uma belíssima reportagem em quadrinhos sobre a indústria da mudança climática e os impactos ambientais da agroindústria em biomas como Cerrado, Pantanal e Amazônia, artigo de opinião com trechos em quadrinhos sobre o perigoso crescimento cada vez mais agressivo de discursos neofascistas nas redes sociais, entre outros textos ilustrados e HQs. Nesta edição colaboraram Vitória Regina, Norberto Liberator, Melissa Aguiar e Mannu Leones.

Você pode assinar a revista ou adquirir a edição mais recente no site oficial da Badaró. Acompanhe o trabalho do grupo também pelo instagram, youtube e tik tok.

Quer mais arte, cultura e entretenimento? Continue NA-NUZEANDO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *