O rock minimalista na sonoridade envolvente de Constantina

Constantina é mais uma somzeira que o Portal Das Percepções indica pra você curtir aqui no NA-NU e se permitir ouvir outras sonoridades! Vem conferir!

Constantina é uma banda mineira que faz uma sonoridade muito peculiar. Com influências do rock minimalista,  a musicalidade da banda é totalmente instrumental, como uma trilha sonora de filme. Inclusive, a banda é super audiovisual e as composições são sempre criadas junto de imagens e/ou vídeos.

Formada pelos músicos André Veloso (baixo), Bruno Nunes (guitarrista), Daniel Nunes (bateria), Viquitor Burgos (clarone e eletrônicos) e Lucas Morais (trompete), Constantina surgiu em 2003 e desde então já lançaram 7 álbuns e um EP: Constantina de 2005 – ouça aqui; Jaburu de 2006 – ouça aqui; ¡Hola Amigos! de 2008

Com 15 anos de estrada, Constantina é presença marcante no cenário independente brazuka. São vinte anos de trajetória, completados em 2023, sempre no circuito da música independente. E de lá pra cá são seis álbuns lançados, participações em coletâneas, um festival próprio (o Pequenas Sessões que, em 2013, chegou à sua 6ª edição) e turnês nacionais e internacionais (somando duas passagens pelo prestigiado festival South by Southwest /EUA em 2011 e 2012), além de uma turnê europeia em 2014, passando por França, Bélgica, Suíça, Portugal e Reino Unido, se apresentando no promissor Festival Focus Wales.

Desde seu primeiro disco, Constantina (2005), passando por Jaburu (2006), ¡Hola Amigos! (2008), Haveno (2011) , o EP Pacífico (2012), o single Colorir (2013) e o mais recente Pelicano (2014) e o álbum audiovisual Mexido (2015), a banda conquistou elogios da crítica especializada e fez parte das listas de melhores do ano de portais como o Trama Virtual, Dropmusic, RockinPress, Embrulhador e o jornal online português Bodyspace.

Constantina cria melodias minimalistas, com uso de guitarras e eletrônica. Apesar do rock ser ponto de partida, pensa-se sempre em sobrepor instrumentos, criando texturas, sem se prender a rótulos, e sempre abertos ao improviso. São seis álbuns lançados: Mexido (2015), Pelicano (2014), o single Colorir (2013), o EP Pacífico (2012), Haveno (2011), o EP ¡Hola Amigos…! (2008), Jaburu (2006)  e Constantina (2005).

Em 2014 realizaram uma turnê pela Europa passando por França, Bélgica, Reino Unido, Suíça e Portugal, se apresentando no promissor festival Focus Wales. Em 2011 e 2012,  a banda foi convidada a fazer parte do importante festival South By Southwest e realizou uma pequena turnê pelos Estados Unidos passando por seis cidades, Nova Iorque, São Francisco, Berkeley, Los Angeles, Marfa e Austin.

O grupo ainda teve a oportunidade de tocar em vários festivais e casas dedicadas à música independente pelo Brasil, incluindo as cidades de São Paulo, Florianópolis, Curitiba, Rio de Janeiro e Macéio, em importantes eventos e espaços culturais como Fit/BH, Noite Branca, VAC, Festival Eletronika, Festival LAB (Macéio), SESC MG/SP, Funarte,etc.

Para compartilhar experiências, além de suprir a necessidade de criar possibilidades para a música livre e instrumental em Belo Horizonte, criaram, em 2008, o Festival Pequenas Sessões, que em 2013 completou sua sexta edição, sendo palco para importantes bandas e artistas de música livre nacional e internacional como Ruido/mm (PR), M.Takara 3(SP), Juan Stewart (Argentina), Bernhard Gal (AUS), Hurtmold (SP), dosh (EUA), Thisquietarmy (Canadá), Jam Secreta do Realejo Musical (SP), entre outros.

Confere aí um pouco da sonoridade surreal da banda:

Abaixo você confere o clipe da música Juan El Marinero:

Nos vídeos abaixo você confere algumas performances da banda ao vivo em 2008 e 2011 – a qualidade das imagens não são as melhores, mas vale pelo som e pelo registro histórico 😉

Acompanhe mais sobre a banda Constantina através dos links abaixo:

Instagram

Facebook

Youtube

Soundcloud

Bandcamp

Vimeo

Quer conhecer mais bandas e ouvir mais música? Acompanhe nossa coluna! Toda semana postamos um som novo pra você conhecer: Portal Das Percepções

Studio na Colab55

Gostou desse post? Curta, comente e compartilhe! E segue a gente lá no Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *