Belíssimo documentário Nelson Cavaquinho, de 1969 por Leon Hirszman

Assista o documentário curta-metragem sobre o sambista Nelson Cavaquinho, filmado em 1969, com direção de Leon Hirszman. Nelson Cavaquinho, então com 59 anos de idade, apresenta suas impressões sobre a música e a vida em uma entrevista por imagens belissimamente impressionantes.

Nelson Cavaquinho foi um músico extremamente importante para a história da música brasileira. O sambista carioca era compositor e tocava cavaquinho e violão. Aos vinte anos começou a frequentar o morro da Mangueira, onde conheceu sambistas como CartolaCarlos Cachaça. É autor de mais de quatrocentas composições, entre elas clássicos como A Flor e o EspinhoRugas, Quando Eu me Chamar Saudade, Luto, Eu e as Flores, Juízo Final e Folhas Secas, muitas em parceria com Guilherme de Brito. Sua primeira canção gravada foi Não Faça Vontade a Ela, em 1939, por Alcides Gerardi. Em 1970 lançou seu primeiro álbum, Depoimento de Poeta, lançado pela gravadora Castelinho. Morreu na madrugada de 18 de fevereiro de 1986, aos 74 anos, vítima de um enfisema pulmonar.

Studio na Colab55

A entrevista e as imagens do documentário foram captadas pelo cineasta Leon Hirszman, diretor de grandes obras do cinema novo como Eles não Usam Black-tieQue País É Este? e A Falecida, em 1969 na casa de Nelson em um dia tranquilo de Bangu. As belíssimas imagens do cotidiano da localidade e do músico ilustram de forma sublime a honestidade presente nas palavras e canções de Nelson Cavaquinho.

Quer assistir mais séries, filmes e vídeos? Continua na nossa NA-NUTFLIX.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *