Orquestra Onirê realiza oficinas de música afrobrasileira em Curitiba!

Orquestra Onirê é um projeto sociocultural que tem como objetivo preservar e difundir a arte e a cultura brasileira por meio de oficinas de percussão, com foco na pesquisa e na prática das tradições populares e dos ritmos musicais brasileiros, afro-brasileiros e africanos.

Fotografia: Dayana Luiza / Arte NA-NU

O projeto está em desenvolvimento desde 2016 em todas as regionais de Curitiba, com o intuito de descentralizar e favorecer o acesso a esses conhecimentos. Desde então, foram criados mais de 10 grupos de percussão, com aulas em espaços comunitários, como associações de moradores, escolas, ONGs, hospitais, entre outros.

Studio na Colab55

Caio Guimarães é músico, percussionista, compositor, arte educador e produtor cultural, formado em licenciatura em música. Dedica-se a pesquisa da cultura e dos ritmos tradicionais Afro Brasileiros e Africanos. Iniciado no candomblé Ketu/Nagô, herdou de seu avô e Babálorixa, Pai Antônio Silva, o gosto pelo som dos tambores e pela riqueza artística presente nas culturas de matriz africana.

Desde então desenvolve sua pesquisa rítmica e sonora, aperfeiçoando suas técnicas, participando de oficinas, workshops e vivências culturais com grandes percussionistas e mestres de Cultura Popular Brasileira e Africana.

Fotografia: Dayana Luiza

Neste ano, a proposta é promover um intercâmbio entre as comunidades de Curitiba através de uma oficina permanente na Sociedade Operária Beneficente Treze de Maio, importante espaço de resistência e manutenção das culturas afro brasileiras, localizada no centro de cidade.

As oficinas acontecerão todas as terças, a partir do dia 20/03/2018, das 19h00 às 22h00, na Sociedade Operária Beneficente Treze de Maio (Rua Desembargador Clotário Portugal, 274, Centro, Curitiba). O valor será $30 por aula ou $100 o mês. *existem vagas destinadas a bolsas integrais.

Pra se inscrever clique aqui.

Arte: Caroline Lemes

Mais informações sobre a oficina clique aqui.

Mais sobre a Orquestra Onirê clique aqui.

Quer conferir mais curiosidades sobre arte e cultura? Continue NA-NUZEANDO!

Quer saber mais sobre o que tá rolando em Curitiba? Fica ligado na nossa agenda cultural clicando aqui.

Gostou deste post? Curta, comente e compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *