Orquestra Onirê é um projeto sociocultural que tem como objetivo preservar e difundir a arte e a cultura brasileira por meio de oficinas de percussão, com foco na pesquisa e na prática das tradições populares e dos ritmos musicais brasileiros, afro-brasileiros e africanos.
O projeto está em desenvolvimento desde 2016 em todas as regionais de Curitiba, com o intuito de descentralizar e favorecer o acesso a esses conhecimentos. Desde então, foram criados mais de 10 grupos de percussão, com aulas em espaços comunitários, como associações de moradores, escolas, ONGs, hospitais, entre outros.
Caio Guimarães é músico, percussionista, compositor, arte educador e produtor cultural, formado em licenciatura em música. Dedica-se a pesquisa da cultura e dos ritmos tradicionais Afro Brasileiros e Africanos. Iniciado no candomblé Ketu/Nagô, herdou de seu avô e Babálorixa, Pai Antônio Silva, o gosto pelo som dos tambores e pela riqueza artística presente nas culturas de matriz africana.
Desde então desenvolve sua pesquisa rítmica e sonora, aperfeiçoando suas técnicas, participando de oficinas, workshops e vivências culturais com grandes percussionistas e mestres de Cultura Popular Brasileira e Africana.
Neste ano, a proposta é promover um intercâmbio entre as comunidades de Curitiba através de uma oficina permanente na Sociedade Operária Beneficente Treze de Maio, importante espaço de resistência e manutenção das culturas afro brasileiras, localizada no centro de cidade.
As oficinas acontecerão todas as terças, a partir do dia 20/03/2018, das 19h00 às 22h00, na Sociedade Operária Beneficente Treze de Maio (Rua Desembargador Clotário Portugal, 274, Centro, Curitiba). O valor será $30 por aula ou $100 o mês. *existem vagas destinadas a bolsas integrais.
Mais informações sobre a oficina clique aqui.
Mais sobre a Orquestra Onirê clique aqui.
Quer conferir mais curiosidades sobre arte e cultura? Continue NA-NUZEANDO!
Quer saber mais sobre o que tá rolando em Curitiba? Fica ligado na nossa agenda cultural clicando aqui.
Gostou deste post? Curta, comente e compartilhe!