Conheça o impressionante processo de composição de Michael Jackson

Por muitos anos, gravações demo, rascunhos de letras ou qualquer outro material mostrando o processo de criação do rei do pop, Michael Jackson, ficaram fechados à sete chaves em seu legendário cofre. Porem em 1991, Michael seria obrigado a  revelar nos tribunais, e para o mundo, seu impressionante processo de composição.

Em 1991, na ocasião do lançamento da faixa, e álbum homônimo, Dangerous, Michael Jackson se viu sendo acusado por plágio. Crystal Cartier afirmava ter composto uma música também chamada Dangerous em 1985. A cantora e compositora afirmava ter enviado uma versão demo da música à Michael, e que partes reconhecíveis da faixa poderiam ser vistas em Dangerous. Em 1994, Michael foi obrigado a comparecer ao tribunal para se defender e apresentar provas da autoria de Dangerous.

Abaixo segue um vídeo, infelizmente sem legendas, com uma série de reportagens televisivas sobre o assunto onde estão presentes trechos dos testemunhos de Jackson, nos quais ele revela como Dangerous e outros clássicos de sua autoria, como Billie Jean, foram compostos. “Normalmente quando eu componho músicas, eu vocalmente, oralmente, as registro a melodia em um gravador de fitas”. Jackson contou ao tribunal que Dangerous se originou de uma faixa chamada Streetwalker. As gravações dos depoimentos de Mickael Jackson são realmente impressionantes de se ouvir, pois o músico reproduziu perante o tribunal como registra suas ideias. Começando com um beatbox, Michael mostra como cria inicialmente a linha de baixo e a batida principal, depois cria camadas em melodias para a guitarra e finalmente para o vocal. “Tudo vem no momento, como um presente que é colocado na sua cabeça. (…) Quando eu cantei ‘Billie Jean is not my lover’ eu não tive que pensar sobre isso. Só veio. Caiu no meu colo de uma só vez.” Quando questionado pela promotoria se o artista sabia ler ou escrever partituras, Jackson respondeu “Não, eu não acho que seja necessário”. Michael revelou que estas gravações originais eram mantidas em seu cofre, ao qual apenas ele, seus técnicos e engenheiros tinham acesso. E foi justamente o registro meticuloso do material realizado por seus engenheiros que conseguiu livrar Michael do processo. Michael tinha registros de pre-produção da faixa desde 1985, enquanto o registro mais antigo de Cartier era de 1990.

Studio na Colab55

Em 2009, na trilha sonora do documentário This Is It, sobre os ensaios para a última turnê do músico, fora lançada uma versão mixada de uma dessas demos vocais de Michael para seu clássico Beat It. É possível ver a canção em seu estado mais prematuro, mas com toda sua complexidade já planejada pela detalhada teia vocal de Michael.

Além do virtuosismo do artistas como cantor, coreografo e bailarino, Michael possui um impressionante currículo como compositor, sendo autor de incontáveis hits em sua carreira. Michael começou a compor músicas aos 7 anos para o quinteto The Jackson 5, do qual fez parte com seus irmãos até 1975. A primeira canção de autoria de Michael Jackson a ser lançada pelos Jackson 5 foi Big Boy, de 1968.

Quer mais arte, cultura e entretenimento? Continue NA-NUZEANDO

One Reply to “Conheça o impressionante processo de composição de Michael Jackson”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *