Fotografia – O drama do novo porto de Pontal do Paraná tem rosto

Ensaio fotográfico de Bruno Santos com pessoas que serão afetadas pela construção do novo porto de Pontal do Paraná e pela que dará acesso ao porto.

Inspirado pela obra de Sebastião Salgado, o fotógrafo Bruno Santos acompanha projetos sociais com o objetivo principal de registrar as ações e gerar imagens que possam alimentar e divulgar estes trabalhos. “objetivo principal era o de registrar as ações para que tais projetos pudessem usar essas imagens para divulgar seus trabalhos” conta o fotógrafo, “Cada personagem que pude retratar traz na foto uma história, uma lição e uma mensagem muito profunda, algo que faz do meu trabalho algo extremamente gratificante. Porque mais do que mostrar essas pessoas, com elas eu aprendo, evoluo e construo uma identidade em mim e no meu trabalho.”

Neste ensaio, Bruno acompanhou ações do Barco Sorriso, projeto que leva atendimento odontológico e médico a comunidades de difícil acesso do litoral paranaense. O fotógrafo realizou uma série de fotos com moradores da comunidade Maciel, que está sendo coagida e forçada a se retirar, pois está localizada exatamente na área de interesse para a construção do novo Porto de Pontal do Paraná; e a comunidade indígena Guaviraty, situada exatamente onde se pretende construir uma nova estrada que dará acesso a esse porto.

“Qualquer um sabe que tais obras são motivadas por interesses de poucos e vêm acompanhadas pela velha história de que assim se traz o progresso e geração de renda para a população local. Papo para boi dormir. Essa série de retratos que apresento, não tem como objetivo tentar impedir tais obras ou cessar esse movimento estúpido e que trará danos irreversíveis a natureza da nossa região, fazendo com que a parte mais linda do nosso litoral sucumba à degradação. Quando a motivação maior é alimentada pela ganância e sustentada pelo dinheiro, sabemos que é muito difícil lutar contra. Por isso através dessas fotos, gostaria de levantar a questão, de ‘até quando?’, o ser humano, dotado de certo poder, vai continuar repetindo antigos erros, movido pela ganância e vai continuar passando por cima de valores fundamentais de respeito e convivência com o próximo, por puro interesse proveniente do seu insignificante umbigo.”

Studio na Colab55

Quer mais arte, cultura e entretenimento? Continue, NA-NUZEANDO

Lembrando que na Loja do NA-NU você encontra livros, revistas, quadrinhos, LP’s, CD’s, produtos exclusivos e muito mais. Confere lá!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *