Filme Tijolo por Tijolo conta uma história real de luta por moradia

Tijolo por Tijolo, com direção de Victória Álvares e Quentin Delaroche, apresenta uma história de resistência feminina e sonho.

Estreia no dia 14 de agosto o longa-metragem Tijolo por Tijolo. Com direção de Victória Álvares e Quentin Delaroche, o filme apresenta a história real de luta, resistência feminina e sonho, por meio de um olhar sensível e humanizado. Cris Martins é uma moradora do Ibura, periferia do Recife, que, no início da pandemia, após ela e o marido se tornarem desempregados, descobre sua quarta gravidez e que sua casa sofre o sério risco de desabamento.

Preocupada com o futuro de sua família, Cris passa a atuar como micro-influenciadora digital, mostrando o seu cotidiano e dando dicas sobre maternidade e outros assuntos, aparecendo em diversas frentes dentro da periferia, promovendo ações voltadas ao empoderamento feminino e ensaios fotográficos para seu perfil oficial no Instagram, @crismartinsventura. Enquanto isso, seu marido trabalha por conta própria na ampliação de sua casa, aprendendo os processos de construção por meio de vídeos tutoriais no Youtube. Além das preocupações básicas, como moradia e sustento, Cris ainda luta pelo seu direito à laqueadura, um procedimento voluntário de esterilização definitiva da mulher.

Tijolo por Tijolo levou diversos prêmios desde a sua estreia nos circuitos de festivais. Entre eles, estão os prêmios de Melhor Direção, Melhor Montagem e Prêmio da Crítica Abraccine no Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba em 2024, o Prêmio de Melhor Longa-Metragem, no Festival Visões Periféricas; os prêmios de Melhor Filme, Melhor Direção, Prêmio do Júri Jovem e o Prêmio da Imprensa, no FICA – Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental; os prêmios de Melhor Direção, Melhor Montagem, Melhor Som e Melhor Personagem, no Festival de Triunfo, o Prêmio de Melhor Atuação, o Prêmio da Crítica e o Prêmio FICCI no Festival da Fronteira, a Menção Honrosa no Festival Internacional de Goiânia, e os prêmios Melhor Direção e Melhor Montagem no 11º Festival Goiamum Audiovisual.

Studio na Colab55

Tijolo por Tijolo mostra a luta, resistência e o sonho. Os espectadores observam um retrato íntimo de Cris, que representa a mulher periférica, sua força e suas batalhas, em meio às desigualdades sociais enfrentadas e seu processo de reconstrução tijolo por tijolo.

Quer mais arte, cultura e entretenimento? Continue NA-NUZEANDO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *