Olhar de Cinema é um festival internacional de cinema que acontece anualmente em Curitiba. Teve sua estreia em 2012 e surgiu como proposta independente de divulgação e troca cultural, entre o cenário cinematográfico curitibano e mundial. Com o objetivo de disseminar arte e reflexão, a sexta edição do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba chega em 2017 com uma proposta muito mais abrangente e provocativa do papel do cinema enquanto arte, refletindo o momento político atual do país.
Durante nove dias o Olhar de Cinema propõe a exibição de 125 filmes de diferentes partes do mundo, palestras, seminários, oficinas e debates, oferecendo acessibilidade, cultura, arte e informação em diferentes espaços da capital paranaense. O festival acontece de 07 à 15 de junho e você pode acompanhar o evento na nossa agenda cultural ou clicando aqui.
Confere agora no NA-NU um pouco da programação com as mostras de filmes do festival:
Olhar Retrospectivo exibe os filmes do mestre alemão F. W. Murnau e contará com 10 filmes. Entre eles as obras-primas mais celebradas do diretor: Nosferatu (1922), A Última Gargalhada (1924), e Aurora (1927).
Olhares Clássicos traz um panorama de obras de diversos diretores/ras, países, gêneros e épocas; entre eles cópias restauradas de filmes de Jean Renoir, Andrea Tonacci, Shirley Clarke, Norman Mclaren, George Méliès, Joaquim Pedro de Andrade, Josef Von Sternberg, entre outros.
A mostra Foco destaca o trabalho da realizadora tailandesa Anocha Suwichakornpong, apresentando dois longas metragens (História Mundana de 2009 e Dao khanong de 2016); e uma seleção de seus filmes de curta e média metragens. Além de exibir a restauração recente de Objeto Misterioso ao Meio-Dia (2000), o primeiro longa-metragem do consagrado cineasta tailandês Apichatpong Weerasethakul, que será projetado juntamente com a estreia internacional de Fantasmas (2005) também de Suwichakornpong .
Exibições Especiais – composta por duas obras do documentarista chileno Ignacio Agüero, o novo filme do diretor sul coreano Lu Zhang, o mais recente trabalho do argentino Gustavo Fontán, além de dois novos curtas metragens de Jean-Marie Straub, que também terá a exibição do longa Não Reconciliados.
Novos Olhares dedicada a filmes de maior experimentação estética, exibe 6 longas metragens inéditos no Brasil.
Mostra Competitiva traz 11 longas e 10 curtas metragens, também premières nacionais.
Outros Olhares composta por 11 longas e 13 curtas, apresenta filmes ainda inéditos no circuito de festivais, além de obras que já possuem certa trajetória em mostras recentes.
Mirada Paranaense apresenta a recente produção audiovisual local com exibição de 8 curtas e 1 longa metragem.
A mostra Pequenos Olhares (novidade no festival) dedicada a crianças e adolescentes, com sessões voltadas a diversas faixas etárias (6-9 anos, 10-13 anos, 14+ anos) exibe 12 filmes, sendo um longa metragem e onze curtas.
Confira a programação completa do festival clicando aqui.
Mais sobre o Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba: