O Festival Inclusão em Cena trará painéis temáticos e rodas de conversa com especialistas, ativistas, familiares e pessoas com deficiência.
De 20 a 22 de agosto, no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, acontece o 4º Festival Inclusão em Cena, realizado pelo Coletivo Inclusão, evento que vai reunir pessoas com e sem deficiência em um espaço plural onde a cultura, encontro e as iniciativas que levam à inclusão são protagonistas.
Ao longo dos três dias, os espaços do MON serão palco de painéis temáticos e rodas de conversa com especialistas, ativistas, familiares e pessoas com deficiência. A abertura do festival, no dia 20 de agosto às 9h, contará com apresentação musical do Coral do Instituto Paranaense de Cegos (IPC), um projeto do Coletivo Inclusão com o Instituto. A manhã termina com uma palestra magna com a psicóloga Fátima Minetto, referência nacional nas áreas da maternidade atípica e inclusão.
Os painéis estarão concentrados no dia 22, no auditório Poty Lazzarotto. Pela manhã, Trabalhar é um Direito: desafios e caminhos da empregabilidade PcD, com participação de profissionais da área e jovens com deficiência que vão compartilhar suas vivências no mundo do trabalho. Na parte da tarde, estão previstos os painéis Risos e traços – quando a arte aproxima e inclui com o humorista Fagner Zadra e artista visual Nilson Sampaio e Diagnosticar para cuidar: um olhar atento às doenças raras, com a Dra. Carolina Prando, especialista em Doenças Raras do Pequeno Príncipe, e Luz Maria Romero, do Instituto Buko Kaesemodel.
Nesta edição, duas rodas de conversas, ambas no Salão de Eventos, também trazem temas importantes: na quinta, a roda de conversa Doenças Neurodegenerativas: por que é importante conhecer com Katia Prus, da Projeto Estímulo da UFPR, abordará o estímulo ao Mal de Parkinson e outras doenças neurodegenerativas. E na sexta, a conversa irá girar em torno dos Desafios para contratar educadores físicos no paradesporto, com Moisés Batista, Assessor de Paradesporto da Secretaria de Esportes do Paraná, Adriana Inês de Paula, especialista em Educação Física Adaptada e Thiago Luis Filipe, coordenador de Esporte do Coletivo Inclusão.
O Coletivo Inclusão é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que atua desde 2013 na inclusão social e melhoria na qualidade de vida de pessoas com deficiência e pessoas em vulnerabilidade social promovendo ações culturais, esportivas, de saúde, assistência social e empregabilidade, de forma 100% gratuita. Os projetos culturais acontecem em parceria com APAEs e outras instituições no estado do Paraná, São Paulo, Santa Catarina e do Rio Grande do Sul e outras instituições. Com o suporte de 50 colaboradores, o coletivo oferece oficinas de teatro, capoeira, musicalização e dança tradicional. Saiba mais no site oficial do projeto.
Ao longo dos próximos dias o NA-NU irá trazer mais detalhes sobre as atrações do festival aqui no blog. Acompanhe para não perder nenhum detalhe.
Quer mais arte, cultura e entretenimento? Continue NA-NUZEANDO