Cidade Fantasma é o premiado curta-metragem em animação gaúcho lançado em 1999, com roteiro de Adalgiza Luz, direção de Lisandro Santos mostra um jovem assalariado na cidade de Porto Alegre durante o verão, quando a cidade fica vazia.
Cidade Fantasma foi produzido entre 1997 e 1999 pela LMD e Animatec. Circulou por diversos festivais como o Anima Mundi, Mostra Curta Cinema do Rio de Janeiro, Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, Festival Luso-Brasileiro de Santa Maria da Feira, Projeto Curta nas Telas, Concurso Anual de Curta-Metragem Governo RS-IECINE / SEDAC, Mostra Curtas na UFRGS, Curtas Gaúchos e chegando a levar o Prêmio Especial de Animação no Festival de Gramado em 1999.
O filme mostra os pensamentos e devaneios de um jovem assalariado durante o verão na cidade de Porto Alegre, quando muitos viajam para o litoral e a cidade fica vazia. O diretor Lisandro Santos busca recriar lugares e situações típicas do cotidiano faz parte da busca por uma identidade própria da cidade.
O filme teve cor por Cláudia Barbisan, produção de Adalgiza Luz e Ricardo Kudla, edição por Lisandro Santos, direção de arte por Claudia Barbsan e animação de Lisandro Santos. Trilha original composta por Flávio Santos e Marcelo Fornazier. Edição de som por André Oliveira e mixagem por André Oliveira. Cenários de Lisandro Santos e Eloar Guazelli. Locução, Letícia Liesenfeld e Vitor Hugo Schwengber. Transfer: Antel Technology. Assistente de Animação: Tadao Miaqui. Calque por Allan Sieber e Jack Kaminsky. Desenho de som de André Oliveira. Estúdio de Som: Deff Áudio. Composição por Animaholics, Laboratório Curt e Alex.
Quer mais filmes e séries? continua aqui no NA-NUTFLIX do NA-NU.
Um belo trabalho de animação com sua linguagem metaforica, que arrebatou um Kikito em Gramado.
Recentemente (2018) outro filme de animação brasileira ” O Último Índio” ganhou dois prêmios em Los Angeles: Melhor filme infantil e Melhor Curta de Animação.
Produção/direção: Maria Teresa Murer
Olá Luis, valeu pelo comentário e pela indicação. Vamos procurar aqui, assistir e se encontrarmos online vamos compartilhar também. 🙂