Assista o primeiro longa-metragem de Glauber Rocha: Barravento

Assista Barravento, primeiro longa-metragem de Glauber Rocha, de 1962 aqui no NA-NUTFLIX – Filmes, Documentários e Séries pra você assistir na íntegra no blog do NA-NU!

Barravento é o primeiro longa-metragem de Glauber Rocha, que assina o roteiro ao lado de Luiz Paulino dos SantosJosé Telles Magalhães. O projeto do filme, inicialmente tinha Luiz Paulino na direção e Glauber na Produção. Barravento se tornou então o primeiro filme com uma câmera na mão e uma ideia na cabeça”, famoso jargão de Glauber Rocha.

Studio na Colab55

Gravado na praia do Buraquinho em Itapuã na Bahia, o filme se passa numa aldeia de pescadores de xaréu, cujos antepassados vieram da África escravizados e conta a história de Firmino, antigo morador que se mudou para Salvador a fim de fugir da pobreza, e que retorna à aldeia criando tensões a respeito dos antigos cultos e crenças do candomblé que permanecem nos costumes dos habitantes. O filme iniciou a produção em 1959, sendo finalizado em 1960, e lançado em 1962. Ganhou o Prêmio Ópera Prima no Festival de Karlovy-Vary na República Checa.

O elenco conta com Antonio Pitanga (Antonio Sampaio nos créditos) como o protagonista Firmino, Luíza Maranhão (Cota), Lucy Carvalho (Naína), Aldo Teixeira (Aruã), Lídio Silva (Mestre), Alair Liguori (Clara), João Gama (Vicente), Flora Vasconcelos (Rosa). A produção também traz com grandes nomes do cinema brasileiro como Rex Schindler, Braga Netto e  José Telles de Magalhães assinando a produção, Helio Oliveira auxiliando na direção e Nelson Pereira dos Santos (diretor de filmes como O Amuleto de Ogum, Memórias do Cárcere, Como Era Gostoso Meu Francês, Vidas Secas, Rio 40 Graus e Tendas dos Milagres, e a série de TV Casa Grande & Senzala) na montagem.

Sinopse: Numa aldeia de pescadores de xaréu, cujos antepassados vieram da África escravizados, permanecem antigos cultos místicos ligados ao candomblé. A chegada de Firmino, antigo morador que se mudou para Salvador fugindo da pobreza, altera o panorama pacato do local, polarizando tensões. Firmino tem uma atração por Cota, mas não consegue esquecer Naína que, por sua vez, gosta de Aruã. Firmino encomenda um despacho contra Aruã, que não é atingido, ao contrário da aldeia que vê a rede arrebentada, impedindo o trabalho da pesca. Firmino incita os pescadores à revolta contra o dono da rede, chegando a destrui-la. Policiais chegam à aldeia para controlar o equipamento. Na sua luta contra a exploração, Firmino se indispõe contra o Mestre, intermediário dos pescadores e do dono da rede. Um pescador convence Aruã de pescar sem a rede, já que a sua castidade o faria um protegido de Iemanjá. Os pescadores são bem sucedido na empreitada, destacando-se a liderança de Aruã. Naína revela para uma preta velha o seu amor impossível por Aruã. Diante da sua derrota contra o misticismo, Firmino convence Cota a tirar a virgindade de Aruã, quebrando assim o encantamento religioso de que ele estaria investido por Iemanjá. Aruã sucumbe à tentação. Uma tempestade anuncia o “barravento”, o momento de violência. Os pescadores saem para o mar, com a morte de dois deles, Vicente e Chico. Firmino denuncia a perda de castidade de Aruã. O Mestre o renega. Os mortos são velados, e Naína aceita fazer o santo, para que possa casar com Aruã. Ele promete casamento, mas antes decide partir para a cidade de forma a trabalhar e conseguir dinheiro para a compra de uma rede nova. No mesmo lugar em que Firmino chegou à aldeia, Aruã parte em direção à cidade.

Assista agora no NA-NUTFLIX:

Ficha Técnica:

Argumento: Luiz Paulino dos Santos
Roteiro: Glauber Rocha e José Telles de Magalhães
Diálogos: Luiz Paulino dos Santos e Glauber Rocha
Direção: Glauber Rocha
Assistência de direção:  Waldemar Lima
Continuidade:  Marina Magalhães
Direção especializada:  Helio Oliveira
Direção de fotografia: Tony Rabatony
Câmera: Tony Rabatony
Fotografia de cena:  Elio Moreno Lima
Iluminação: Tony Rabatony
Maquinista: Plinio e Miltinho
Direção de som: Hélio Barrozo Netto
Ruídos de sala: Geraldo José
Edição: Nelson Pereira dos Santos 
Letreiros: Neto  Calazans
Música: Batatinha e Washington de Bruno
Elenco: Antonio Pitanga, Aldo Teixeira, Luiza Maranhão, Lucy Carvalho, Lidio silva, João Gama, Alair Liguori, Flora Vasconcelos, Jota Luna, Élio Moreno Lima, Francisco Dos Santos Brito, Antonio Carlos Dos Santos, Rosalvo Plínio, Zezé.
Participação especial: Hilda, Adinorá, Arnon, Sabú, Washington de Bruno.
Companhia(s) produtora(s): Iglu Filmes
Produção: Rex Schindler, Braga Neto
Direção de produção:  José Telles de Magalhães
Produção executiva:  Roberto Pires
Produtor associado: David Singer
Distribuição:Horus Filmes Ltda.

NA-NUTFLIX: filmes completos pra você assistir no blog do NA-NU!

Filme: Barravento

Ano: 1962

Direção: Glauber Rocha

Continue assistindo mais filmes no NA-NUTFLIX!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *