Assista o curta-metragem sem falas At Land (Na Terra) de 1944, da cineasta, pesquisadora e teórica do cinema Maya Deren.
At Land é o curta-metragem de 15 minutos, sem som, escrito, dirigido e protagonizado pela cineasta Maya Deren. O filme mostra a lírica narrativa mostrando a trajetória de uma personagem em uma estranha jornada, encontrando personagens pictóricos, além de novas versões de si mesma. Sobre a sequencia de At Land captada na praia a autora afirma que “O filme se apropria da realidade para construir a realidade da cena – do sopro natural do vento nos cabelos, a irregularidade das ondas, a textura das pedras e da areia – resumindo, tudo que não se pode controlar. Os elementos espontâneos que são propriedades da própria realidade” afirma a artista em seu livro Cinematography: The Creative Use of Reality.
A cena da partida de xadrez mostrada no começo e fim do filme recria os movimentos do confronto entre os jogadores Adolf Anderssen e Lionel Kieseritzky, sendo considerada uma das partidas mais famosas já disputadas, proclamado como O Jogo Imortal. A banda Garbage homenageou At Land no clipe da música Blood For Poppies, referenciando as cenas de Maya na praia e a partida de xadrez, e também no videoclipe de Cherish, de Madonna.
Maya Deren (1917-1961) era coreógrafa, dançarina, poeta, escritora e fotógrafa, mas é o seu trabalho como cineasta e teórica do cinema que se tornaria extremamente influente e relevante. Deren defendia o corpo e a mente como equipamento fundamental do produtor de cinema e a criatividade e inventividade do cinema amador. Confere o post que a gente fez sobre a cineasta aqui no NA-NU. Quer mais arte, cultura e entretenimento? Continue NA-NUZEANDO.