Assista na íntegra Metrópolis, clássico de 1927 de Fritz Lang

Metrópolis – Filme completo com legendas em português. Confira esta obra clássica de ficção científica dirigida por Fritz Lang.

Metrópolis (Metropolis) é um filme alemão lançado em 1927, dirigido pelo cineasta austríaco Fritz Lang. É uma das obras inaugurais do cinema de ficção científica e até hoje uma das mais influentes do gênero. Foi, na época, a mais cara produção até então filmada na Europa, e é considerado, por especialistas, um dos grandes expoentes do expressionismo alemão. O roteiro, baseado no romance de mesmo nome de Thea von Harbou, foi escrito pela autora em parceria com Lang. Além de ter escrito o livro e o roteiro e de desenvolver o final do filme, Thea também encontrou o ator Gustav Fröhlich, que interpretou um dos protagonistas, Freder Fredersen.

O ano é 2026, a população mundial se divide em duas classes: a elite dominante e a classe operária; esta é condenada desde a infância a habitar os subsolos, escravos das monstruosas máquinas que controlam a Metrópolis. Quando o filho do criador de Metrópolis se apaixona por Maria, a líder dos operários, tem início a mais simbólica luta de classe já registrada pelo cinema.

Studio na Colab55

Metrópolis não e apenas um grande marco da história do cinema e da ficção científica como também é uma das mais influentes obras da história da arte. Metrópolis, a cidade fictícia e lar do Super-Homem, criada por Joe Shuster, foi batizada por Jerry Siegel em homenagem ao filme do qual ambos eram fãs. O álbum  Diamond Dogs, de 1974, de David Bowie, a saga conceitual de Halloween Jack e o mundo futurista de Hunger City, foi inspirado no filme, com Amanda Lear lembrando “Ele alugou o filme e o exibiu repetidamente em sua casa. E foi daí que veio Diamond Dogs – toda a encenação, o álbum e tudo mais. Bowie veio de Metrópolis!”. Kraftwerk, o importante grupo alemão, considerado um dos criadores da música eletrônica, prestou homenagem ao filme com a música de mesmo título, no álbum Die Mensch-Maschine de 1978. O androide C-3PO da saga Star Wars teve Maria como conceito visual base para sua criação. Em 2013 a banda Sepultura, lançou o álbum inspirado pelo filme Metrópolis, The Mediator Between Head and Hands Must Be the Heart, conforme disse o guitarrista Andreas Kisser: “o título do álbum foi inspirado por uma frase que é a principal mensagem da história: ‘O mediador entre a cabeça e as mãos deve ser o coração’ para expressar o que estamos dizendo nas letras”.

Continue assistindo mais filmes no NA-NUTFLIX!

Quer mais arte, cultura e entretenimento? Continue NA-NUZEANDO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *