Assista A Falecida clássico de 1965, com Fernanda Montenegro,

Filme completo A Falecida, clássico do cinema nacional de 1965, inspirado na obra de Nelson Rodrigues, com Fernanda Montenegro

A Falecida é um drama brasileiro lançado em 1965, dirigido por Leon Hirszman. Baseado na obra homônima de Nelson Rodrigues, o filme tem roteiro de Leon Hirszman e do documentarista Eduardo Coutinho. É o primeiro filme de Fernanda Montenegro.

Após uma visita à cartomante, Zulmira (Fernanda Montenegro) é informada que uma loira pode ameaçar sua paz. Ao conversar com seu marido Toninho (Ivan Cândido), ela desconfia que a prima Glorinha pode ser a tal loira. Mal de saúde, Zulmira faz todos os preparativos para o dia de sua morte e pede ao marido desempregado que trate dos custos do caixão e funeral com um homem chamado João Guimarães Pimentel (Paulo Gracindo). O que Toninho não sabe é que Zulmira e este homem escondem alguns segredos que ele jamais poderia imaginar.

Além de Fernanda MontenegroPaulo GracindoIvan Cândido o elenco ainda conta com Nelson Xavier como Timbira, Joel Barcellos, Dinorah Brillanti, Hugo Carvana, Lucy Costa, Eduardo Coutinho, Billy Davis, Oswaldo Ferreira, Lurdes Freitas, Zé Keti, Vanda Lacerda como Madame Crisálida, Glória Ladany e José Wilker (não creditado).

Studio na Colab55

Por sua atuação, Fernanda Montenegro venceu o Troféu Candango de melhor atriz no Festival de Brasília de 1965. No mesmo ano, Fernanda também venceu o prêmio de melhor atriz no Prêmio Governador do Estado de São Paulo. O terceiro prêmio recebido por Fernanda pelo papel de Zulmira foi novamente na categoria melhor atriz conquistado na Primeira Semana do Cinema Brasileiro. Também em 1965, na realização do segundo Festival de Cinema de Teresópolis, o filme venceu as categorias de melhor filme, melhor diretor para Leon Hirszman, melhor ator para Paulo Gracindo e melhor argumento para Nelson Rodrigues. No Festival Internacional do Filme do Rio de Janeiro, o longa venceu o Prêmio Gaivota de Ouro. O filme recebeu o quinto lugar no Prêmio Governador do Estado de Guanabara da comissão de Auxilio à Indústria Cinematográfica do Rio de Janeiro. Em novembro de 2015 o filme entrou na lista feita pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos.

Continue assistindo mais filmes no NA-NUTFLIX!

Quer mais arte, cultura e entretenimento? Continue NA-NUZEANDO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *