Assista o filme Vidas Secas (1963), de Nelson Pereira dos Santos

Confira aqui o filme completo Vidas Secas, clássico de 1963, de Nelson Pereira dos Santos, baseado no livro homônimo de Graciliano Ramos.

A história de uma família pobre da região seca do Nordeste e sua luta diária por trabalho e comida para sobreviver e superar as dificuldades do ambiente árido em que vive. Fabiano (Átila Iório), Sinhá Vitória (Maria Ribeiro), seus dois filhos e a cachorra Baleia vagam sem destino e já quase sem esperanças pelos confins do interior, sobrevivendo às forças da natureza e à crueldade dos homens.

Baseado no livro homônimo de Graciliano Ramos, Vidas Secas estreou nos cinemas em 22 de agosto de 1963, no circuito Metro, no Rio de Janeiro, permanecendo duas semanas em cartaz. Chegou às salas de cinema de São Paulo em março de 1964, no mesmo mês da instauração do Golpe de 1964. Naquele mesmo ano foi exibido no Festival de Cannes, na França, graças a um convite especial do festival, uma vez que o Itamaraty preferiu enviar para o evento a fita de Deus e o Diabo na Terra do Sol, de Glauber Rocha.

Studio na Colab55

É o único filme brasileiro indicado pelo British Film Institute como uma das 360 obras fundamentais em uma cinemateca. Foi listado por Jeanne O Santos, do Cinema em Cena, como “clássicos nacionais”. Também foi Incluído no livro 1001 Filmes para Ver antes de Morrer, de Steven Jay Schneider. No livro Cien años sin soledad – Las mejores películas latinoamericanas de todos los tiempos, escrito por Carlos Galiano e Rufo Caballero, Vidas Secas foi classificado entre os oito melhores filmes latino-americanos de todos os tempos. Em 1999, uma pesquisa do jornal Folha de S. Paulo realizada com 24 críticos e estudiosos do cinema brasileiro, indicou Vidas Secas como o segundo melhor filme brasileiro de todos os tempos. Já em 2015, o filme ficou na terceira posição na lista feita pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos.

Continue assistindo mais filmes no NA-NUTFLIX!

Quer mais arte, cultura e entretenimento? Continue NA-NUZEANDO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *