Quadrinhos em Curitiba: 20º aniversário da Gibiteca e filme do Gralha

Quadrinhos em Curitiba é uma pesquisa de Fulvio Pacheco

Foi no ano de 2002 em que se comemorou o 20º aniversário da Gibiteca de Curitiba. Em função disto, foi realizada a exposição coletiva Gibiteca 20 Anos, no Museu da Gravura, do Centro Cultural Solar do Barão.

Studio na Colab55

Além da exposição, foi realizada uma mesa-redonda, sobre o tema Produção de Histórias em Quadrinhos Curitibanos, com Fulvio Pacheco, Antonio Eder e DW Ribatski (foto acima), uma palestra denominada Quadrinhos e a Cultura Pop, com José Aguiar (foto ao lado) e outra palestra com Cláudio Rubin. A Gibiteca também ofereceu um wokshop sobre desenho estilo Mangá, com Fulvio Pacheco, e sobre desenho de Super-Heróis,  com Alessandro Mendes Dutra.  O evento todo contou com um público de 2.341 pessoas.

Gravação do filme O Gralha: O Ovo ou a Galinha

Neste mesmo ano, em dezembro, a Gibiteca comemorou o aniversário de 5 anos do personagem local Gralha, com uma exposição coletiva sobre o mesmo, no Museu da Fotografia, do Centro Cultural Solar do Barão. Houve uma apresentação da adaptação cinematográfica intitulada O Gralha: O Ovo ou a Galinha, dirigida por Tako X, com o desenhista Edu Moreira no papel do Gralha, lançada em outubro de 2002. O filme pôde ser visto em festivais de curtas-metragens em todo o país, inclusive no Festival de Curitiba, onde recebeu o prêmio de melhor curta, na escolha do público. O personagem, mesmo no filme, continuou apresentando ao público a paisagem local, com seus cenários característicos e a cultura tradicional de Curitiba. Na fita também puderam ser ouvidos diversos grupos de rock da capital paranaense. Sem dúvida, este foi o personagem mais divulgador da cultura local.

  

Capa e contracapa do VHS do filme O Gralha: O Ovo ou a Galinha

Veja mais sobre Quadrinhos em Curitiba, a pesquisa de Fulvio Pacheco

Veja mais sobre a Gibiteca de Curitiba no NA-NU

Veja mais sobre O Gralha no NA-NU

E se quiser mais ainda sobre quadrinhos, confere aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *