A Incrível História dos Quadrinhos – Documentário revela a histórias das HQs e seu papel artístico

Documentário dirigido por Katia Chapoutier revela a historia dos quadrinhos e discute o papel das HQs na história da arte.

O documentário cita que linguagens parecidas aparecem pela história desde o século dez na Europa, porém mostra o início da linguagem moderna dos quadrinhos impressos na obra de Rodolphe Töpffer. A transformação em mídia de massa com a revolução industrial e a popularização da imprensa. O desenvolvimento da linguagem em obras como Little Nemo, de Winsor McCay. O surgimento do quadrinho indústria e do papel como propaganda política nos Estados Unidos, com personagens como Super Homem e Capitão América. O surgimento de quadrinhos inovadores como Tintin, de Hergé (codinome artístico de Georges Remi), e Asterix, de René Goscinny e Albert Uderzo. O reconhecimento como arte e a experimentação dos anos 60, expresso em publicações como Metal Hurlant (Mais tarde popularizada pelo mundo como Heavy Metal). O surgimento de grandes artistas como Philippe DruilletMandrykaMoebius Pétillon e Gotlib. E finalmente o papel artístico das HQs no mundo contemporâneo.

“Hoje não podemos falar de HQ no singular. Há quadrinhos populares que continuam existindo, quadrinhos industriais que se mantêm fiéis às tradições, com heróis corajosos e perfeitos. Mas ao lado disso há uma produção que podemos chamar de experimental, autoral, alternativa, artística. Podemos chamá-lá de mil nomes. Ela propõe algo radicalmente diferente.” Diz Thierry Groensteen. Sobre a influência dos quadrinhos na arte no plano atual, “Há cada vez mais artistas visuais contemporâneos, uma nova geração de artistas que reconhece que a HQ faz parte do mundo deles desde sempre, que é uma de suas referências culturais, que eles foram nutridos, fecundados por ela, e dizem que ela é uma influência igual à dos grandes mestres da pintura”. “Na arte, ainda hoje, quadrinistas são vistos como bobos da corte. Dizem que não somos intelectuais. Então não ganhamos a guerra ainda. Já ganhamos batalhas mas ainda não a guerra.” Afirma Eric Leroy, Especialista em quadrinhos.

Studio na Colab55

Little Nemo, de Winsor McCay

O filme tem direção de Katia Chapoutier, e faz parte da série O Segredo Por Trás do Artista, produzida por Pauline Cathala e Nicolas Valode.

Saiba mais sobre o fantástico mundo dos quadrinhos aqui no NA-NU

E no nosso NA-NUTFLIX você encontra filmes e séries pra assistir na íntegra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *