A Caixa Cultural Curitiba apresenta a sétima edição da roda de conversa Arte, Saúde Mental e Reticências, na quinta-feira
Nessa quinta-feira, dia 3 de julho, a Caixa Cultural Curitiba apresenta a sétima edição da roda de conversa Arte, Saúde Mental e Reticências. O evento gratuito propõe um papo descontraído sobre a relação entre a arte e a saúde mental, um convite para aprofundar reflexões sobre esses temas e promover sua integração por meio da linguagem da palhaçaria.
A imagem de palhaços e palhaças em ambientes hospitalares já não é tão incomum para a maioria das pessoas. Se o riso é ou não o melhor remédio, o fato é que ele pode ser um importante suporte nos processos de dor e adoecimento. Mas e se a arte da palhaçaria também estivesse a serviço da saúde mental? Pensando nessa possibilidade, o Projeto Reticências, de Curitiba, que atua na saúde mental há cinco anos, criou um ciclo de debates com edições ao longo de 2025, para colocar no centro da cena o que muitas vezes fica nas reticências: a relação entre arte, saúde mental e vida.
Na roda de conversa, profissionais da saúde, artistas e usuários da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), da qual o Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) faz parte, dialogam sobre os limites e as possibilidades do encontro entre esses campos no enfrentamento do sofrimento psíquico.

A mediação da conversa dessa 7ª edição será conduzida por Nilo Netto, educador, palhaço, improvisador, produtor cultural e diretor de formação do Projeto Reticências, e conta com as intervenções artísticas de Marianinho, Mina e Nanique, palhaças e palhaço que desenvolvem ações nos espaços dos CAPS em Curitiba. Também participam da conversa o psicanalista Vinicius Armiliato, a musicoterapeuta Fernanda Pivatto, e o estudante de artes visuais Dominic.
O encontro é gratuito, conta com intérprete de Libras e emissão de certificado de participação.
Quer mais arte, cultura e entretenimento? Continue NA-NUZEANDO