Assista a histórica performance de Queen no Live AID, de 1985

O filme Bohemian Rhapsody entre muitos momentos celebra a histórica apresentação do Queen no festival Live Aid. Assista aqui a apresentação original.

O Live Aid foi um festival realizado em 1985, organizado por Bob Geldof (Conhecido por protagonizar o filme de The Wall, do Pink Floyd, e por sua banda Boomtown Rats) e Midge Ure com o objetivo de arrecadar fundos em prol dos famintos da Etiópia, na África. Os concertos foram realizados no Wembley Stadium em Londres (com uma plateia de aproximadamente 82 000 pessoas) e no John F. Kennedy Stadium na Filadélfia (aproximadamente 99,000 pessoas). Alguns artistas apresentaram-se também em Sydney, Moscou e Japão. Foi uma das maiores transmissões em larga escala por satélite e de televisão de todos os tempos. Estima-se que 1,5 bilhão de espectadores, em mais de 100 países, tenham assistido a apresentação ao vivo. A apresentação do Queen no evento não só foi considerada a melhor do festival como acabaria sendo eleita em uma enquete como o “melhor show ao vivo já realizado” em uma pesquisa realizada pelo Channel 4, da Inglaterra, com mais de 60 artistas, jornalistas e executivos da indústria fonográfica.

Studio na Colab55

Durante os concertos os telespectadores eram chamados a contribuir com a causa do Live Aid. Trezentas linhas telefônicas foram disponibilizadas pela BBC para permitir que doações fossem feitas por cartão de crédito. O número de telefone e o endereço para o envio de cheques eram repetidos a cada vinte minutos. Quase sete horas depois do início do concerto em Londres, Bob Geldof foi informado de que o montante recebido não passava de 1,2 milhão de libras. Geldof ficou desapontado, e se dirigiu à cabine de transmissão da BBC. Aparecendo depois da performance do Queen que ele definiu mais tarde como “absolutamente fantástica”. No final da tarde, após o set de David Bowie, um vídeo produzido pela CBC foi exibido às plateias em Londres e Filadélfia, assim como nas TVs ao redor do mundo, mostrando crianças etíopes famintas e doentes, com a canção Drive do The Cars ao fundo. Após a exibição a proporção de doações foi a mais alta obtida pelo evento. Ironicamente, Geldof se recusara a exibir o vídeo devido à limitações de tempo, e só concordou quando Bowie se ofereceu para encurtar sua apresentação.

Quer ouvir mais trilhas e discos na íntegra por aqui, continua no NA-NUPSTER

One Reply to “Assista a histórica performance de Queen no Live AID, de 1985”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *