Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada, obra que reúne memórias de Carolina Maria de Jesus, ganha versão em quadrinhos.
O livro Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada, obra que reúne as memórias de Carolina Maria de Jesus, ganha uma nova versão em quadrinhos. Publicada pela primeira vez em 1960, a obra contém escritos de Carolina da década de 1950 que narram seu dia a dia em uma comunidade pobre onde vivia com seus filhos.
Com 90 páginas ilustradas por quatro artistas negras, a HQ narra o cotidiano da catadora de papel e outros recicláveis, em meio à pobreza extrema e lutas diárias pela sobrevivência, na favela do Canindé, em São Paulo. O trabalho foi realizado em 7 meses pela roteirista Triscila Oliveira, da ilustradora Vanessa Ferreira e das arte-finalistas Hely de Brito e Emanuelly Araujo.
A ideia surgiu após o lançamento da edição comemorativa, em 2020, quando o livro completou 60 anos, por Laura Vecchioli do Prado, coordenadora editorial de literatura e informativos da SOMOS Educação, grupo que faz parte da Ática, editora responsável pela publicação do livro no Brasil.
Você pode adquirir a sua cópia de Quarto de despejo: diário de uma favelada em quadrinhos aqui na Itiban Comic Shop.
Por aqui no NA-NU também já falamos de outra obra de quadrinhos que retratou a vida de Carolina Maria de Jesus, trata-se de Carolina, um projeto brasileiro de Graphic Novel desenvolvido pelo ilustrador e artista plástico João Pinheiro em parceria com a professora de língua portuguesa e pesquisadora em literatura negra, Sirlene Barbosa, inspirado na biografia da escritora Carolina Maria de Jesus. Você pode conferir aqui.
Quer mais arte, cultura e entretenimento? Continue NA-NUZEANDO