A cultura popular brasileira na sonoridade de Passarinhos do Cerrado

Passarinhos do Cerrado é mais uma somzeira que o Portal Das Percepções indica pra você conhecer aqui no NA-NU e se permitir ouvir outras sonoridades! Vem conferir!

Passarinhos do Cerrado é um grupo de Goiânia, GO, que pesquisa a cultura popular brasileira, com referências nas manifestações nordestinas e do centro-oeste do Brasil. O grupo surgiu em 2006 e sua formação conta com os músicos Bruna Junqueira, Cleber Carvalho, Milca Franciele, Nadia Junqueira, Rodrigo Kaverna e Léo Ápice.

Com influências que misturam os ritmos nordestinos e as manifestações culturais regionais, Passarinhos do Cerrado apresenta uma sonoridade incrível a partir da composição de poesias, melodias e arranjos oriundos do coco, da congada, da catira e outras influências sonoras e culturais das folias de Reis e do Divino.Presença marcante no cenário cultural goiano, Passarinhos do Cerrado já se apresentaram em diversos festivais de música e cultura popular pelo país, como o Festival Lula Calixto, na cidade de Arcoverde/PE; o FICAFestival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental – 2011, em Goiás, Brasília Festival de Cultura Popular, em Brasília, DF, Festival Canto da Primavera, em Pirenópolis/GO e Festival Canta Cerrado, promovido pelo Circuito Sesc.

O grupo já participou do Encontro de Culturas Tradicionais dos Povos da Chapada, na Chapada dos Veadeiros, em São Jorge, Goiás, além de se apresentarem no Festival Mundial da Juventude, na cidade de Pretória, na África do Sul

Entre os projetos propostos pelo grupo estão o musical  A peleja da menina que caiu em conversa de Passarinho, apresentado nas escolas públicas da rede municipal de ensino de Goiânia/GO e em festivais de teatro também em Goiânia e, também no interior do estado. 

Coco de Folia, primeiro álbum do grupo, gravado em xxx, com direção musical de Nilton Júnior (do grupo Pandeiro do Mestre, de Recife/PE), conta com participações especiais como o violeiro e folião Domá da Conceição, Congada 13 de Maio, além dos artistas Renata Rosa, do diretor Nilton Júnior e do Samba de Coco Raízes de Arcoverde. Mais sobre o álbum Coco de Folia clique aqui.

Confere abaixo um pouco da sonoridade de Passarinhos do Cerrado:

Mais sobre Passarinhos do Cerrado acompanhe através dos links abaixo:

Site Oficial

Facebook

Youtube

Quer conhecer mais bandas e ouvir mais música? Acompanhe nossa coluna! Toda semana postamos um som novo pra você conhecer: Portal Das Percepções

Gostou desse post? Curta, comente e compartilhe! Não esquece de curtir o NA-NU no Facebook e seguir a gente no Instagram.

Lembrando que na Loja do NA-NU você encontra LPs, CDs, DVDs de filmes e música, além de livros, quadrinhos e produtos exclusivos. Confere lá!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *