Clara Crocodilo é o primeiro álbum do compositor londrinense Arrigo Barnabé, acompanhado da banda Sabor de Veneno, lançado em 1980.
O lançamento de Clara Crocodilo em 1980 causou impacto na música popular brasileira, e rendeu elogios da crítica ao compositor londrinense Arrigo Barnabé. O álbum também é considerado o marco inicial da chamada Vanguarda Paulista, cena musical que teve como expoentes, além de Arrigo Barnabé, nomes como Itamar Assumpção e Tetê Espíndola, além de grupos como Premeditando o Breque, Língua de Trapo e Rumo. O movimento foi definido pela jornalista Marília Pacheco Fiorillo como “um tanto insolente, pouco afeito à utilização da música como jingle ideológico ou sentimental, de compenetrada formação musical e impecável senso do absurdo”. Em 2007, a lista dos 100 maiores discos da música brasileira feita pela Rolling Stone, apresentou Clara Crocodilo como 51º colocado.
As letras do álbum discorrem sobre a vida neurótica e degradante nas metrópoles contemporâneas brasileiras, com enfoque na contracultura marginal paulistana, emergindo em um texto poético assumidamente influenciado pelas histórias em quadrinhos do consagrado quadrinista brasileiro Luiz Gê, que foi responsável pela histórica e espetacular capa do álbum.
Quer ouvir mais discos e singles? continua no NA-NUPSTER
Quer mais arte, cultura e entretenimento? Continue NA-NUZEANDO