O filme O Silêncio das Ostras reflete sobre a realidade de quem vive à margem da ação inconsequente das mineradoras no Brasil.
A vida de uma menina que nasceu em uma vila de operários de uma mina e tem que aprender a lidar com as sucessivas perdas que a vida lhe reservou. Mesmo assim, Kaylane insiste em sobreviver e resistir.
Uma das produções mais aclamadas na 26ª Edição do Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro, o filme O Silêncio das Ostras, primeira ficção do diretor e roteirista MarcosPimentel, tem conquistado a atenção da crítica nacional e internacional por apresentar uma realidade muito comum, porém constantemente suprimida no Brasil. Protagonizado pelas atrizes BárbaraColen e LavíniaCastelari, O Silêncio das Ostras aborda a realidade de quem vive à margem da mineração no Brasil. A obra busca trazer foco ao impacto ambiental e humanitário da ação inconsequente das mineradoras, trazendo inclusive imagens reais.
Bárbara Colen em O Silêncio das Ostras
Ambientada a partir da década de 80, a narrativa segue Kaylane, a caçula de quatro irmãos. Sua mãe, Cleude (Sinara Telles), é uma mulher sonhadora e perturbada por uma carga emocional de uma vida inteira arrasada pelas mineradoras. Viúva de um marido vivo, incapacitado devido às condições insalubres de trabalho, vê os filhos seguirem o caminho do pai, já que a principal fonte de renda da região ainda vem da mineração.
O Silêncio das Ostras traz cenas reais do rompimentos de barragens no estado de Minas Gerais, que resultou na morte de 270 pessoas e no despejo de mais de 12 milhões de metros cúbicos em dejetos tóxicos em uma área de cerca de 270 hectares, equivalente a 378 campos de futebol, que chegou até o mar.
“Neste ano, completamos 10 anos da tragédia do rompimento da barragem do Fundão e seis anos da tragédia em Brumadinho. Desastres reais que silenciaram sonhos e destruíram vidas. O Silêncio das Ostras retrata uma tragédia que virou ficção de uma dor que ainda é real”, comenta o cineasta MarcosPimentel.
O Silêncio das Ostras chega aos cinemas no dia 26 de junho.