Assista O Homem Que Ri, Clássico de 1928 de Paul Leni

Filme completo: O Homem que Ri, clássico de 1928 que inspirou a criação de um dos maiores vilões da história (Imagina quem?)

O Homem Que Ri (The Man Who Laughs no título original em inglês) é um filme mudo norte-americano de 1928 dirigido pelo cineasta expressionista alemão Paul Leni. O filme é conhecido pela estética expressionista e pela assustadora caracterização do personagem principal, que apresenta a face desfigurada, que o faz parecer estar constantemente sorrindo. Estas características muitas vezes leva o filme a ser classificado como do gênero terror quando na verdade é um melodrama.

O roteiro adapta o romance de Victor Hugo com o mesmo nome. O Homem que Ri se passa na Inglaterra no ano de 1690. Gwynplaine, herdeiro de um ducado, é sequestrado quando garoto e, por ordem do rei, tem seu rosto desfigurado num perpétuo sorriso macabro. Gwynplaine conhece uma menina cega abandonada, Dea. As duas crianças são eventualmente acolhidas por um homem chamado Ursus. Os anos passam e os três ganham a vida através de apresentações itinerantes.

O Homem que Ri teve uma influência considerável nos filmes posteriores da Universal Studios, que ficaram conhecidos como “Os Monstros Clássicos da Universal”. O trabalho de maquiagem e cenografia de O Homem que Ri influenciou no desenvolvimento da mistura de características góticas e expressionistas empregadas em alguns dos mais importantes filmes de terror da Universal da década de 1930: Drácula, Frankenstein, The Old Dark House, The Invisible Man, The Black Cat, e A Noiva de Frankenstein. Décadas depois, os temas e o estilo de O Homem que Ri foram influências em The Black Dahlia, de Brian De Palma, de 2006, que incorpora algumas cenas do filme de 1928.

Studio na Colab55

O Homem que Ri também é lembrado por ter influenciado um dos maiores vilões da história dos quadrinhos e do cinema. O Coringa, inimigo do Batman, deve sua criação ao filme. Bill Finger, Bob Kane e Jerry Robinson, criadores do personagem, afirmam que seu sorriso exagerado foi influenciado pela uma imagem de Gwynplaine.

Quer assistir mais séries, filmes e vídeos? Continua na nossa NA-NUTFLIX. 

Quer mais arte, cultura e entretenimento? Continue NA-NUZEANDO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *