Nadia Moroz Luciani é iluminadora e atua no cenário artístico curitibano há mais de 20 anos. Vem conferir a história e um pouco mais do trabalho desta artista incrível aqui no NA-NU!
Nadia Moroz Luciani é iluminadora e professora na UNESPAR (antiga FAP). Ministra anualmente a oficina de Iluminação Cênica na sede da faculdade. Graduada em Comunicação Visual pela Universidade Federal do Paraná (1990), especialista em Design também pela UFPR (1994), mestre em Teatro pela UDESC e Doutoranda em Artes Cênicas na ECA-USP. Foi professora concursada da UFPR e da Escola Técnica da UFPR e lecionou na pós graduação da Universidade Tecnológica do Paraná no Curso de Especialização em Cenografia, da Faculdade Inspirar no MBA em Dança e da FAP no Curso de Especialização em Teatro. É professora concursada da graduação da Unespar – Campus de Curitiba II – Faculdade de Artes do Paraná, onde é também Chefe da Divisão de Programas e Projetos do Escritório de Relações Internacionais e Coordenadora do Projeto de Extensão LABIC – Laboratório de Iluminação Cênica e ministrante da Oficina Permanente de Formação Profissionalizante em Iluminação Cênica, além de coordenar o Projeto de Extensão Atelier de Théâtre em parceria com a Aliança Francesa de Curitiba.
Desenvolve atividades profissionais como Professora de Nível Superior, Iluminadora, Designer, Diretora de Palco e Tradutora Técnica. É associada fundadora da ABrIC – Associação Brasileira de Iluminação Cênica, membro brasileiro da OISTAT – Organização Internacional de Cenógrafos, Arquitetos e Técnicos de Teatro. Desenvolve pesquisa teórica sobre a docência da iluminação cênica e prática sobre a performatividade da luz, com aplicação em seus projetos de criação de iluminação para teatro, dança, música popular e clássica, óperas e musicais. Participa ainda de congressos e seminários nacionais e internacionais, profissionais e acadêmicos, com ênfase em pesquisas e estudos em design para a performance, iluminação cênica e pedagogia da luz.
Nadia assinou a iluminação cênica de diversas peças de teatro e espetáculos musicais como Coral Brasileirinho, Brasileirão (direção Milton Karam), Disparis (direção Sandra Pires), KM65 (direção e texto de Carla Rodrigues). Participou do Light Spot, INTERARTE II (evento de Ensino, Pesquisa, e Extensão em Artes), Work Shop Color & Space no Estúdios Quanta. Confira abaixo algumas cenas das peças que Nadia assinou iluminação:







Abaixo você confere partes do espetáculo Disparis e a linda composição de luz criada por Nadia:
Acompanhe mais do trabalho de Nadia Moroz Luciani nas redes sociais:
Quer mais arte, cultura e entretenimento? Continue NA-NUZEANDO