Documentário Música Inesperada, na Cinemateca de 10 a 13/04

Os grupos Conjunto Renascentista de Curitiba e Studium Musicae são tema do documentário Música Inesperada, dirigido por Neni Glock.

O documentário Música Inesperada, dirigido por Neni Glock, com roteiro de Flávio Stein e produção de Alvaro Collaço, traz a história de dois grupos curitibanos dedicados à música antiga, o Conjunto Renascentista de Curitiba e Studium Musicae. O longa-metragem de 1h30min traz depoimentos, fotos e imagens de concertos. O filme tem sua estreia em 10 de abril, às 19 horas, na Cinemateca, com exibições até dia 13.

Conjunto Renascentista de Curitiba no Teatro do Paiol. 1982. Foto de Neni Glock

O Conjunto Renascentista de Curitiba surgiu em 1981, criado por Eunice Brandão com apoio da Fundação Cultural de Curitiba e incentivo do maestro e cravista Roberto de Regina e da cravista Ingrid Seraphim. Era um grupo predominantemente de jovens músicos, realizando concertos com roupas de época, à luz de velas, tocando uma música de um período que Curitiba nem sequer existia. Em 1983, Eunice e Walter Luiz Alves da Silva, cantor, decidem morar na Europa e o grupo passa a se dedicar à Música Medieval, alterando assim seu nome. Nascia o Studium Musicae, sob direção de Flávio Stein na sua primeira fase, até 1987. Nessa fase o grupo fez muitos concertos e lançou o LP As Cruzadas, primeiro disco integralmente dedicado à Música Medieval no país. O Studium Musicae retornaria como quinteto em 1990, lançando em 1994 o CD Holland Tour. Naquele mesmo ano, encerrou as atividades.

Studio na Colab55

Música Inesperada foi realizado através do Programa de Apoio e Incentivo Cultural da Fundação Cultural de Curitiba – Mecenato, e teve incentivo do Instituto Joanir Zonta e Supermercados Condor. A realização é de Alvaro Collaço Produções.

De 10 a 13 de abril, 19h, na Cinemateca de Curitiba – R. Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco. As sessões têm entrada franca.

Quer mais arte, cultura e entretenimento? Continue NA-NUZEANDO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *