A história, a expressão e as linguagens na arte de Luiz Rettamozo

O artista Luiz Rettamozo é pintor, compositor, designer, ilustrador e foi um dos pioneiros dos quadrinhos em Curitiba. Veja no NA-NU um pouco da trajetória deste sensível e histórico criador de linguagens. “Pela forma/ ou pela forma/ o homem/ re-trans/ f-torna”

Rettamozo nasceu no Rio Grande do Sul, da cidade de São Borja , mas vive e participa da cena artística de Curitiba desde o início dos anos 70. Desde criança teve interesse pela pintura e por artistas como Candido Portinari.

Sepé, quadrinho de Flávio Colin e Luiz Rettamozo publicado pela Grafipar nos anos 80

Na década de 70, Rettamozo participou do movimento local de produção de HQs que resultou em ícones da cena de quadrinhos local como as publicações da editora Grafipar, das quais Retta participou como quadrinista, e da fundação da Gibiteca. Em 1979 a antologia Pra Mim Chegade seis cartunistas, coordenada por Rettamozo, é publicada pela editora Beija Flor. 

Studio na Colab55

Retta convida artistas a explorar o solo visto do céu, Sociedade dos Pintores do Ângulo Insólito do Vale do Itajaíasul

Em 2004, começou a desenvolver o trabalho com a série de pinturas Angulo Insólito. O termo foi cunhado pelo crítico de arte, escritor, sociólogo, crítico literário e semiólogo, Roland Barthes. Segundo ele, o retrato, plano cinematográfico ou pintura, visto de cima, não seria estético, o considerava inútil, o que chamou de Angulo Insólito. Retta resolveu desafiar a regra e por anos explorou o solo visto do céu como tema. O artista também convidou outros artistas à explorar o tema, o que acabou se tornando a Sociedade dos Pintores do Ângulo Insólito do Vale do Itajaíasul.

??????

Em 2014 ganhou o primeiro lugar no Salão Paranaense com o quadro sem nome, da série de gravuras 15 Batatas Antes do Jantar. Em janeiro de 2018 foi lançado o livro ComoVer, celebrando a obra do artista. Além de obras de diversas fases, textos, fotos, imagens e reflexões apresentando a trajetória do artista, o livro ainda trás depoimentos de grandes nomes como Paulo Leminski, Antonio Thadeu Wojciechowski e o professor e crítico de arte Fernando Bini.

Quer mais arte, cultura e entretenimento? Continue NA-NUZEANDO.

5 Replies to “A história, a expressão e as linguagens na arte de Luiz Rettamozo

  1. Esse é o cara.Trabalhamos em dupla na propaganda alguns anos.Aprendi muito com Retta, faziamos hai kais a 4 mãos e outras coisas.Sempre descobrindo caminhos novos para a arte, me incentivou diariamente a “fazer”.Retta é a referência que todo artista gostaria de ter.E eu fui sortudo.Aleluia Retta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *