Uma introdução ao universo de Tolkien e O Senhor dos Anéis

Descubra o mundo de fantasia criado por J. R. R. Tolkien em grandes obras como O Hobbit, O Senhor dos Anéis e O Silmarillion

Por aqui no NA-NU já falamos bastante sobre O Senhor dos Anéis, O Hobbit e sobre a obra literária de J. R. R. Tolkien, e como esta consiste uma base fundamental ao gênero da fantasia moderna e possui uma ampla influência na literatura e na cultura popular. Por trás dessa rica narrativa cheia de vida e profundidade há uma formação acadêmica sólida e uma paixão por línguas e mitologia por parte do autor.

Estudo feito por Tolkien para a capa de O Senhor dos Anéis

O universo da Terra-Média, criado por Tolkien, é um mundo fictício repleto de povos como elfos, anões, hobbits, humanos e criaturas mágicas. Nesse cenário, há uma história rica em mitos, guerras antigas e lendas que permeiam a cultura dessas raças. A narrativa central gira em torno do conflito entre a bondade e a ganância, simbolizado pela presença do Anel do Poder, uma fonte de grande força e perigo. A Terra-Média é um ambiente detalhado, com suas próprias línguas, geografia e história, que serve de palco para aventuras, batalhas e descobertas de personagens que representam valores universais.

Bilbo e Gandalf, ilustração dos irmãos Hildebrandt (Veja mais)

Tolkien foi professor universitário e filólogo, especializando-se em línguas antigas e mitologias. Sua formação na Universidade de Oxford foi fundamental para a criação de um universo detalhado, que inclui línguas inventadas, histórias antigas e culturas distintas. O estudo de línguas como o inglês antigo, grego, latim e línguas germânicas contribuiu para a elaboração de um mundo ficcional com profundidade linguística e cultural.

Primeira edição de O Hobbit, de J. R. R. Tolkien, publicado em 1937.

O primeiro trabalho de destaque de Tolkien foi O Hobbit, publicado em 1937. A narrativa acompanha as aventuras de Bilbo Bolseiro, um hobbit (povo de baixa estatura com pés grandes e peludos) que vive na Terra-Média e que se envolve em uma jornada repleta de perigos, dragões e tesouros, personagens e cenários que se tornaram emblemáticos.

Animação de O Hobbit, produzida pela Rankin/Bass (mesma de A Rena do Nariz Vermelho, de 1964, e O Último Unicórnio, de 1982), lançada em 1978

Após o sucesso de O Hobbit, Tolkien se concentrou em desenvolver uma obra mais densa e complexa que viria a ser O Senhor dos Anéis. Publicada em três volumes, A Sociedade do Anel em 1954, As Duas Torres, também de 1954 e O Retorno do Rei, de 1955.

Trilogia O Senhor dos Anéis

Ao longo do tempo, O Senhor dos Anéis foi adaptado para diversos meios. A mais conhecida é a trilogia de filmes dirigida por Peter Jackson, lançada entre 2001 e 2003, que trouxe a narrativa para o cinema com recursos visuais avançados. Além disso, há jogos, séries, quadrinhos e jogos de tabuleiro que expandem o universo criado por Tolkien.

Cartaz do longa metragem em animação O Senhor dos Anéis, de 1978, dirigida por Ralph Bakshi

Para quem ainda não conhece esse universo e quer começar a conhecer o universo literário, O Hobbit funciona como uma perfeita introdução à criação de Tolkien (Confira o audiobook, aqui mesmo no NA-NU), que apresenta uma narrativa leve e cativante. Bilbo (O Hobbit) e Frodo (O Senhor dos Anéis), como protagonistas de suas histórias, representam o homem comum diante de grandes desafios. Ambos são hobbits, uma raça conhecida por sua simplicidade, modéstia e preferência por uma vida tranquila. Apesar de suas origens humildes, eles são chamados a desempenhar papéis cruciais na luta contra o perigo, mostrando que coragem, determinação e esperança podem surgir de pessoas comuns. Seus personagens ilustram que não é necessário ser um guerreiro ou um herói tradicional para fazer a diferença, mas que a força interior e a coragem de seguir em frente podem transformar vidas e influenciar o destino de todo um mundo. Assim, o universo de Tolkien convida a uma jornada de descobertas, envolvendo temas de coragem, resistência e conhecimento.

Poster de O Senhor dos Anéis – A Sociedade do Anel, adaptação cinematográfica dirigida por Peter Jackson, de 2002

Studio na Colab55

Gandalf, Bilbo e os anões, por Ted Nasmith
Shelob, por Ted Nasmith
Nazgûl e os hobbits, por John Howe
Série O Senhor dos Anéis – Os Anéis do Poder (The Lord of the Rings – The Rings Of Power) de 2022

Continue se aventurando pela Terra-Media aqui no NA-NU

Quer mais arte, cultura e entretenimento? Continue NA-NUZEANDO

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *