Primeira exposição póstuma de Nelson Leirner, reúne mais de 70 obras de um dos um dos artistas mais inventivos do Brasil.
A exposição Nelson Leirner: Parque de Diversões segue em cartaz na Caixa Cultural Curitiba. A primeira exposição póstuma deste que é um dos principais artistas da arte contemporânea brasileira reúne mais de 70 obras criadas nos seus últimos 20 anos de vida, compreendendo esculturas, pinturas, tapeçarias, colagens, fotografias e objetos que representam seu processo transgressor, tanto como artista, quanto professor, tendo sido responsável por uma geração de artistas.
Futebol – Foto: Pedro Tressi
Dentro da mostra, o público também poderá conferir a instalação Mirantes: mirando Nelson Leirner, de Stela Barbieri. A artista, que foi aluna de Leirner durante os anos 1980, foi convidada para apresentar sua obra artística, que convida o público ao exercício da atenção e da experiência, dando margem à fértil substância das surpresas. Em sua instalação, Barbieri utiliza técnica mista, com desenhos em nanquim, tinta acrílica e o uso de carrinhos de ferro, platôs de madeira, estacas de madeira, tecidos e lãs.
Xadrez Touro Mondrian e Duchamp – Foto: Lucas de Mello NogueiraAmerica, America – Foto: Pedro TressiBiblioteca da série Era uma vez – Foto: Pedro TressiBoogie Woogie – Foto: Giovanna LannaEu e Velázquez – Foto: Giovanna Lanna
A artista também irá apresentar sua Palestra-Oficina, no dia 16 de maio, às 15h. Stela compartilhará os processos de invenção da obra-oficina Mirantes: mirando Nelson Leirner, em suas diversas instâncias de realização, do encontro com um mirante natural e seus convites ao olhar às investigações em diferentes linguagens, como desenhos, maquetes e os estudos para a construção da obra e suas ativação. “Como os mirantes se transformam e se mesclam às paisagens e espacialidades existentes? Quais as diferentes relações e escalas do mirar no cotidiano? Que brechas abrimos para essas relações? Quais as diferentes qualidades dos mirantes conhecidos, desconhecidos e inventados?”, indaga Barbieri. Após a palestra, a artista realiza uma oficina de ativação da obra junto ao público.
Já no dia 17 de maio, também às 15h, Stela promove uma visita guiada pela instalação, em que os participantes poderão entrar em contato não apenas com as possibilidades táteis, relações de movimentos e encontros com os materiais e materialidades da obra, assim como dialogar ao redor das perguntas que impulsionam a pesquisa e seus processos e invenção.
MIssa móvel dupla – Foto: Pedro TressiOnde tem faísca tem fogo – Foto: Giovanna LannaQuadro a quadro 1 – Foto: Jaime AccioliQuadro a quadro 4 – Foto: Jaime AccioliSotheby_s 3 – Crédito Pedro Tressi
A CAIXA Cultural Curitiba fica localizada na R. Conselheiro Laurindo, 280, Centro. O horário de visitação da exposição é de terça-feira a sábado, das 10h às 20h, e domingos e feriados, das 10h às 19h. A entrada é gratuita. Mais informações pelo perfil oficial da exposição no Instagram.