Pearl Jam revisita e busca inspiração em sua própria história em Dark Matter, mais recente álbum da banda após descanso de 4 anos.
Dark Matter, mais recente álbum do Pearl Jam, foi lançado gratuitamente nas plataformas digitais no dia 19 de abril desse ano. Este é o 12º álbum de estúdio da banda, sucessor de Gigaton, de 2020. O disco contou com a produção de Andrew Watt, premiado Produtor do Ano no Grammy de 2021 e produtor dos álbuns mais recentes de Ozzy Osbourne, Iggy Pop e Rolling Stones. Segundo a banda, Watt os encorajou a revisitar e reavaliar seus primeiros álbuns: Ten, Vs e Vitalogy, visando extrair dessas obras uma energia suficiente para embarcar num trabalho que seria marcado pela verdadeira essência do grupo. Dark Matter foi gravado em apenas três semanas, no moderno estúdio Shangri-La, do produtor Rick Rubin, na Califórnia.
“Andrew nos levou a tocar de forma mais dura, melódica e pensativa como não fazíamos há muito tempo. Sinto que a bateria de Matt Cameron tem elementos do que ele fez com o Soundgarden. E para o bem ou para o mal há muito mais da minha guitarra neste novo trabalho” Explica o guitarrista Mike McCready.
A arte da capa do álbum foi criada pelo artista Alexandr Gnezdilov utilizando a técnica light painting. A imagem foi realizada usando um grande caleidoscópio feito pelo artista e cada letra do nome da banda e título do álbum foi capturada individualmente e escrita à mão no ar com uma lanterna especialmente projetada para criar o efeito perolado.
Para promover o lançamento do álbum, a banda realizou uma experiência global chamada Dark Matter – One Night Only. O evento, que aconteceu nos cinemas por todo o mundo, incluindo o Brasil, reproduziu Dark Matter na íntegra de duas formas: primeiro em um cinema escuro e depois novamente com recursos visuais adicionais.
Dark Matter também será celebrado em uma grande turnê mundial em 2024, planejada para começar em 4 de Maio em Vancouver e com várias datas já marcadas nos EUA e Europa até Agosto.
Quer ouvir mais discos? Continue no NA-NUPSTER!