Conheça a multiartista Dame Darcy, artista plástica, musicista e, principalmente, importante nome da história dos quadrinhos alternativos
Dame Darcy (Darcy Megan Stanger) é uma quadrinista norte-americana que ganhou muito destaque durante a grande onda de quadrinhos alternativos dos anos 90. É também artista plástica, musicista, performer de cabaré, animadora e cineasta . Dame Darcy desenvolveu suas habilidades ainda bastante nova, trabalhando como aprendiz de seu pai em seu estúdio de pintura de sinalização. Ela começou sua carreira aos 17 anos, quando ganhou uma bolsa de estudos para o San Francisco Art Institute. Durante esse tempo, ela trabalhou como atriz em filmes de George Kuchar. Ela fez seu primeiro contrato de publicação aos 21 anos, quando sua série de quadrinhos Meat Cake foi adquirida pela Fantagraphics Books. Ela originalmente considerou usar o pseudônimo “Richard Dirt”, mas seu pai sugeriu adicionar um título ao seu primeiro nome, então Darcy usou o nome Richard Dirt como personagem em sua história em quadrinhos. Meat Cake foi publicada pela Fantagraphics de 1993 a 2008. A compilação da Bíblia Meat Cake foi lançada em junho de 2016 e indicada ao Prêmio Eisner, prêmio máximo dos quadrinhos, em julho de 2017.
Seus baralhos de tarô auto-publicados se tornaram virais em todo o mundo em 2012, com uma segunda onda em 2018 para o baralho Dame Darcy Mermaid Tarot Gold Edition e o baralho Queen Alice Tarot e foram listados como os mais vendidos do Etsy em 2018. A história em quadrinhos autobiográfica de Dame Darcy, Hi Jax & Hi Jinx (Life’s a Pitch and Then You Live Forever), foi publicada pela Feral House em 2019 e tem um roteiro de longa-metragem anexado. Outras histórias em quadrinhos incluem Handbook for Hot Witches, The Illustrated Jane Eyre, Frightful Fairy Tales, Gasoline, Lady Killers, The Jaywalker, com Lisa Carver, Lucky e Dollerium. Ela trabalhou com nomes como Alan Moore e para editoras como America’s Best Comics, DC Comics, Image Comics, Kitchen Sink Press, Starhead Comix, Penguin Putnam, PressPop Tokyo, Merrell, Henry Holt and Company e Seven Stories Press. Dame Darcy publicou mais de 100 livros internacionalmente, com seus quadrinhos traduzidos para japonês, francês, espanhol e português, entre outros. Amor vegano: namoro e parceria para a garota livre de crueldade, com dicas de moda, maquiagem e casamento, escrito por Maya Gottfried e ilustrado por Dame Darcy, foi o vencedor da medalha de prata do Independent Publisher Book Awards em 2018.
Ela ilustrou para os designers de moda Anna Sui, Gothic Lolita CWC, Baby Doll, Ku, Coi Girl Magic e Jared Gold enquanto trabalhava como modelo de passarela em Nova York e Los Angeles.
Na década de 1990, Dame Darcy fez uma boneca sob encomenda para Courtney Love que incluía o cabelo do falecido Kurt Cobain. A boneca foi um presente para a filha de Love e Cobain, Frances Bean Cobain.
Seus filmes e animações ganharam prêmios e foram exibidos internacionalmente. Suas artes e bonecas foram exibidas e vendidas em galerias de arte em todo o mundo. No final dos anos 90, a diretora Lisa Hammer e Dame Darcy produziram um programa de TV de variedades intitulado Turn Of The Century. Ela se apresentou por um tempo com Lisa Crystal Carver e no cabaré underground Suckdog Circus de Jean-Louis Costes.
Dame Darcy ministrou um curso independente de publicação de quadrinhos na Escola de Artes Visuais de Manhattan, bem como deu palestras e workshops na Universidade de Columbia, na Europa e no Japão.
Quer mais arte, cultura e entretenimento? Continue NA-NUZEANDO