O Selo Capsianos, fundado em 2016, uma iniciativa do CAPS tem o intuito de funcionar como uma editora-escola.
O projeto Capsianos realiza oficinas que envolvem todo o processo editorial, da criação literária, passando pela revisão e produção gráfica. O selo é uma iniciativa do Centro de Arte e Promoção Social (CAPS). O CAPS foi fundado em 1990, no bairro do Grajaú, zona sul de São Paulo. Porém sua gestação foi em 89, com um trabalho de recreação infantil que acolhia crianças de 3-6 anos de idade. A partir do convívio com as mães, observou-se o potencial criativo dessas mulheres para o artesanato.
Assim, surgiu a ideia de reunir as artesãs numa oficina comunitária, e organizar a Feira de Artesanato do Grajaú. Reuniram barracas com artesanato, comidas típicas (de diversas regiões do Brasil), literatura de cordel, exposição de livros com escritores independentes, shows musicais e teatrais. Atualmente, o CAPS se dedica ao Núcleo Transdisciplinar de Pesquisa e ao Núcleo MOCAP – Movimentos pela cidadania artística da periferia.
O Núcleo Transdisciplinar de Pesquisa tem profissionais das mais diversas áreas do conhecimento. O objetivo é se debruçar sobre questões que envolvem o humano em seu contexto sociocultural, político, econômico e psíquico. É um espaço de fomento em debates conjunturais. Esse núcleo realiza, na sede do CAPSArtes e em algumas itinerâncias, as Rodas de Construção do Conhecimento e o Ateliê de Escrita.
O Selo Capsianos já publicou obras como Tudo é Problema com o Bruno, do autor Vinicius Rossato, Filosofia ao Extremo Nexo, Lexciclco e Reflexo, Escritos ao Extremo – Indeléveis Dobras Textuais, Escritos de uma Vida, de Sueli Carneiro, Alienação e Liberdade – Escritos Psiquiátricos e Vários escritos.
Quer ver mais arte, cultura e entretenimento? Continue NA-NUZEANDO