A ilustradora Bilquis Evely recebeu o Eisner Awards, maior prêmio da indústria dos quadrinhos, por seu trabalho na série Helen of Wyndhorn
A ilustradora brasileira Bilquis Evely foi uma das grandes vencedoras do Eisner Awards 2025, recebendo o prêmio de Melhor Desenhista e Arte-Finalista por seu trabalho na série Helen of Wyndhorn, publicada pela editora norte americana Dark Horse. Este é um reconhecimento importante que reforça a presença de artistas brasileiros no cenário internacional dos quadrinhos.

Bilquis Evely, natural de São Paulo, iniciou sua carreira profissional nos quadrinhos em 2009, desenhando Luluzinha Teen e sua Turma, uma versão adolescente brasileira da clássica personagem Luluzinha em estilo mangá. Em 2012 estreou no mercado americano, desenhando Doc Savage e Shaft para a Dynamite Entertainment. Em 2015, foi convidada pela DC Comics para desenhar Supergirl na revista Bombshells. Outros títulos para os quais ela trabalhou foram Sugar and Spike, Mulher-Maravilha (2016) e The Dreaming (2018-2020; com Si Spurrier).

Em 2021 trabalhou com o roteirista Tom King e o colorista, também brasileiro, Matheus Lopes, na minissérie Supergirl: Woman of Tomorrow. A série foi indicada ao Prêmio Eisner de 2022, na categoria série limitada e está sendo uma das inspirações para o próximo filme da heroína com estreia prevista para 2026.



Em 2024 a mesma equipe desenvolveu Helen of Wyndhorn, um projeto autoral de Bilquis escrito por King, publicada pela Dark Horse Comics. O importante reconhecimento do Eisner Awards 2025 pela obra, que também levou os prêmios de Melhor Lettering e Melhor Capa, reforça a presença de artistas brasileiros no cenário internacional dos quadrinhos. Além de Bilquis, Matheus Lopes foi indicado ao prêmio de Melhor Colorista. Natural do Espírito Santo, Matheus vem conquistando o mercado internacional desde 2021, com trabalhos em editoras como DC, Marvel e Image.
Quer saber mais? Mergulhe no universo dos quadrinhos aqui no NA-NU!
Quer mais arte, cultura e entretenimento? Continue NA-NUZEANDO