O Eternauta – 60 Segundos de Escuridão, uma homenagem à obra prima em quadrinhos de Héctor Germán Oesterheld e Francisco Solano López.
O Eternauta é a obra prima em quadrinhos escrita pelo autor argentino Héctor Germán Oesterheld com arte de Francisco Solano López. Um relato de um futuro distópico onde uma nevasca mortal cai incessantemente sobre Buenos Aires e região metropolitana, e os poucos que escaparam lutam para sobreviver.
O Eternauta foi publicado pela primeira vez na revista Hora Cero Semanal, entre 1957 e 1959. Oesterheld publicou um remake da história em 1969, com arte de Alberto Breccia e uma sequência em 1976, com Solano López. Héctor Germán Oesterheld fazia parte do grupo de resistência Montoneiros, que lutava contra a ditadura na Argentina. Oesterheld desapareceu em 1977 em La Plata, quando finalizava o roteiro de mais uma sequência da série.
Uma nova série inspirada na obra, estrelada por Ricardo Darin, Carla Peterson e Cesar Trancoso, estreia na Netflix dia 30 de abril. Mas essa não é a primeira adaptação da obra para outras mídias. Um piloto em animação chegou a ser produzido em 1968, mas a série nunca chegou a ser produzida. Nos anos 2000 um filme começou a ser produzido mas em 2011 o projeto foi cancelado. No teatro, O Eternauta inspirou a peça Zona Liberada, de 2007, do grupo Carne de Cañón. A obra também ganhou algumas adaptações para o rádio, em 1990 e em 2010.
60 Segundos de Escuridão (60 Segundos de Oscuridad no título original em espanhol) é uma homenagem realizada por diversos artistas independentes da Argentina, uma adaptação em animação de um fragmento da obra.
Continue assistindo filmes no NA-NUTFLIX!
Quer mais arte, cultura e entretenimento? Continue NA-NUZEANDO