Arte Surda: Em 2024 a Fluindo Libras promove uma série de eventos, com produção e protagonismo de pessoas surdas em Curitiba
A Fluindo Libras é a primeira produtora de arte surda do Paraná e estúdio de tradução artística em Libras. A empresa tem como objetivo democratizar o acesso à cultura e à informação para a comunidade surda, através da produção de eventos, tradução de materiais e criação de conteúdo audiovisual.
Esse ano a Fluindo Libras promove uma série de eventos com produção e protagonismo de pessoas surdas. Pela primeira vez na história, Curitiba está contando com uma agenda anual dedicada à arte surda. A programação vai além da tradução e interpretação, colocando as pessoas surdas no centro da criação artística e da produção cultural. Mais do que eventos “para” a comunidade surda, o Ano da Arte Surda da Fluindo Libras propõe uma experiência autêntica e inovadora, com a comunidade surda em ação e a língua de sinais como motor da cultura.
Confira a programação para os próximos meses:
JUNHO:
– Estreia a 2º Libras na Cinemateca, evento que ocorre uma vez por mês na Cinemateca de Curitiba, exibindo filmes com tradução em Libras e/ou protagonismo surdo;
– Slam do Muma com participação surda, programação em Libras do Olhar de Cinema;
-Programação teatral com Libras na Ave Lola e Oficina Audiovisual em Escolas de Surdos.
– A Visoliterária segue programação com live-curso Surdofuturismo e Visual Vernacular, Afrofuturismo e Surdofuturismo, Passado, presente e futuro: heranças surdas, e Surdofuturismo – construindo um conceito.
JULHO:
– Série Direitos Humanos Surdos – de surdo para surdo na Visoliterária vai ao ar.
– Inicia-se as oficinas de formação artística exclusiva para surdos.
AGOSTO:
– Volta da Ilíada em Libras que estará em Fortaleza.
– As Oficinas de Formação Artística para Surdos recebe Lucas Sacramento, diretor e dramaturgo surdo, para dois dias especiais com essa grande referência na comunidade surda.
– Stand Up Libras – Mostra Surda de Humor, com humoristas surdos de diferentes estados;
SETEMBRO:
– Mês da comunidade surda.
– A Visoliterária entra com a Exposição Virtual Surdofuturista – Kilma Coutinho, artista surda recifense que assina as obras.
– Espetáculo Cenas Surdas, uma parceria Suricata produções e Fluindo Libras vai ao SESC Rio Preto.
OUTUBRO:
– Encerramento das Libras na Cinemateca
– Últimas oficinas de formação artística surda e as postagens das poesias da Mostra Competitiva do Instagram da Visoliterária.
– Gravação do curta Em que Língua Você Ri?, uma parceria Beija Flor Filmes e Fluindo Libras.
NOVEMBRO;
– Novembro é o mês de celebração do encontro surdo-surdo.
– Acontece na semana do dia 11, a Residência Visoliterária Surdofuturista em Curitiba, que reunirá diversos poetas surdos de todo o Brasil para produzir coletivamente uma poesia surda que será projetada em espaço público.
– Slam Resistência Surda que aproveita o ensejo do encontro surdo para fazer um grande evento poético com surdos de todo Brasil,
– Estreia Mãos Rapper;
– Festa Surdotopia: surdo não tem fim celebrando a surdidade e sua diversidade.
DEZEMBRO:
– Encerramento das atividades com o espetáculo Cenas Absurdas, resultado do processo de criação a partir das oficinas de formação artista para surdos;
– Circulação do espetáculo Ilíada em Libras pelo estado do Paraná.
Acompanhe e saiba mais sobre o projeto no site da Fluindo Libras
Quer mais arte, cultura e entretenimento? Continue NA-NUZEANDO
Como faço para saber data e local dos eventos?
O projeto tem postado atualizações em sua conta no instagram: https://www.instagram.com/fluindolibras/