Alice Ruiz, Dalton Trevisan e Paulo Leminski agraciados pelo MINC

Personalidades da arte e cultura local, como Alice Ruiz, Dalton Trevisan, Ary Fontoura e Paulo Leminski, recebem a Ordem do Mérito Cultural.

Nesta terça, dia 20 de maio, 111 personalidades e 14 instituições que contribuem para o desenvolvimento da cultura no Brasil receberam a Ordem do Mérito Cultural, Maior honraria pública do setor cultural brasileiro. Os homenageados serão reconhecidos em três diferentes graus: Grã-Cruz, para as maiores distinções, Comendador, para contribuições de destaque, e Cavaleiro, para contribuições relevantes em suas áreas de atuação. A escolha busca refletir a diversidade e riqueza cultural do Brasil, valorizando expressões artísticas de distintas regiões, trajetórias e linguagens.

Durante 10 dias, o MinC recebeu 11.318 contribuições via formulário digital, envolvendo nomes de indivíduos, instituições e coletivos de todo o Brasil. Os segmentos mais indicados foram artes cênicas (26,5%), música (22,1%), literatura (12,2%), audiovisual (9,9%) e culturas urbanas (8,5%). As sugestões foram analisadas por uma Comissão Técnica e pelo Conselho da Ordem.

Studio na Colab55

Entre os agraciados estão figuras importantes da arte e cultura paranaense. O ator, diretor e poeta curitibano Ary Fontoura recebe a Grã-Cruz por seus mais de 60 anos de carreira em teatro, TV e literatura. Alice Ruiz, renomada poeta, letrista e tradutora nascida em Curitiba, agraciada com o Prêmio Jabuti, mais importante título da literatura brasileira, em 1989 e 2009, receberá o título de Cavaleira. Paulo Leminski escritor, poeta e músico curitibano, destaque da poesia marginal com obras de linguagem pop e irreverente, e o escritor recluso de Curitiba, Dalton Trevisan, um dos maiores contistas do Brasil, também recebem a Grã-Cruz por suas colaborações.

A cerimônia de entrega acontece a partir das 17 horas, no Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro (RJ), com a presença do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da Ministra da Cultura, Margareth Menezes. A solenidade marca também a reinauguração do edifício histórico, fechado há 10 anos, e celebra quatro décadas do Ministério da Cultura (MinC) com o tema “40 anos do MinC: Democracia e Cultura”.

Veja quem são os outros homenageados 

Quer mais arte, cultura e entretenimento? Continue NA-NUZEANDO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *