As redes sociais nos dividem, nos tornam mais extremistas e menos empáticos? A Internet está pior do que nunca? E agora?
Em 2022, quase metade dos americanos esperava uma guerra civil nos próximos anos, e um em cada cinco acredita agora que a violência política é justificada. E não são apenas os EUA, mas todo o mundo. Cada vez mais as pessoas se veem como parte de equipes adversárias.
Existem muitas razões diferentes para isso, mas uma é muito culpada: as redes sociais. As redes sociais nos dividem, nos tornam mais extremistas e menos empáticos, nos irritam ou nos levam à destruição, deixando-nos estressados e deprimidos. Parece que precisamos tocar na grama e fugir para o mundo real.
Novas pesquisas mostram que podemos ter interpretado mal por que isso acontece. Acontece que as redes sociais podem prejudicar de forma única a forma como o nosso cérebro funciona, mas não a forma como pensamos.
O canal de Kurzgesagt no Youtube se define como “Vídeos explicando coisas com um otimismo niilista”. Kurzgesagt – In a Nutshell é um grupo de divulgação científica e conscientização social, sediado em Munique, na Alemanha, que utiliza o recurso visual da animação como linguagem. Fundada em 2013 como um estúdio visual voltado à informação, Kurzgesagt aplica a narrativa, a direção de arte e o bom humor para trazer tópicos relevantes e produzir vídeos que transbordam informação.
Quer assistir mais séries, filmes e vídeos? Continua na nossa NA-NUTFLIX.
Quer mais arte, cultura e entretenimento? Continue NA-NUZEANDO