O Festival de Curitiba apresenta a Plataforma Fringe, que apresentará notícias e informações da cultura e da arte do país.
O Festival de Curitiba é um dos maiores eventos de artes cênicas do mundo. Somente na última edição, o Festival levou 200 mil pessoas aos teatros e espaços públicos da cidade. Durante duas semanas, a capital paranaense recebe mais de 200 espetáculos e intervenções artísticas, além das cerca de duas mil pessoas que chegam para se apresentar na cidade todos os anos.
Em um evento muito especial, ocorrido 14 de outubro deste ano, no tradicional Teatro Rival, no Rio de Janeiro, o Festival de Curitiba celebrou o anúncio de sua 33ª edição, em 2025. Com isso, o festival já pode ser considerado um dos mais longevos e tradicionais do país. O evento contou com a presença maciça da classe teatral. Artistas como Bruce Gomlevsky, Camila Pitanga, Guilherme Weber, Igor Fortunato, Maureen Miranda e Yohama Eshima, além de produtores, curadores e parceiros em geral. A edição de 2025 irá acontecer entre os dias 24 de março à 6 de abril do ano que vem.
O coquetel no Teatro Rival selou o patrocínio da Petrobras para o Festival e também lançou algumas novidades para o próximo ano, como a plataforma Fringe, uma plataforma de comunicação e entretenimento sobre arte e cultura brasileiras criada dentro do Festival de Curitiba. O novo portal, que tem o jornalista Sandro Moser como editor, já está em fase de testes e pretende repercutir e incentivar a cena artística brasileira durante todo o ano, com a curadoria da equipe de produção do Festival. A ideia é que toda a programação, o conteúdo e o acervo do Festival possam reverberar ao longo do ano por lá também, através de análises, entrevistas, resenhas e registros audiovisuais.
Além disso, o espetáculo Daqui Ninguém Sai foi anunciado como a primeira atração confirmada para fazer a estreia nacional no Festival de Curitiba de 2025. Inspirada nos contos e nas cartas trocadas por Dalton Trevisan com outros escritores, a peça será dirigida pela premiada atriz e diretora paranaense Nena Inoue, em homenagem aos 100 anos do escritor curitibano. A ocasião contou ainda com a noite de autógrafos do livro Festival de Teatro de Curitiba, da fotógrafa Lenise Pinheiro, que documentou todas as edições do evento.
Quer mais arte, cultura e entretenimento? Continue NA-NUZEANDO