História e revolução em Utopia, de Raquel Varela e Robson Vilalba

Utopia, HQ de Raquel Varela e Robson Vilalba conta a história da Revolução dos Cravos a partir da perspectiva de José, um homem do povo.

A Revolução dos Cravos, que aconteceu em Portugal, comemorou 50 anos no dia 25 de abril deste ano. Minutos depois da meia noite do dia 24 de abril de 1974, a Rádio Renascença, de Lisboa, tocou a canção Grândola, Vila Morena, canção composta e cantada pelo músico e poeta José Afonso. Foi a senha para que o movimento de capitães contra a guerra colonial desse início ao pronunciamento militar que abriria as portas à mais profunda revolução social da Europa do pós-guerra até hoje. Pegas de surpresa, o aparato policial e as instituições burguesas perderam o controle e Portugal se tornou a terra da Utopia, inspirando movimentos de libertação em todo o mundo, inclusive no Brasil. Na HQ, a historiadora Raquel Varela e o quadrinista Robson Vilalba contam a história deste tão importante evento através do olhar de José, um homem do povo.

Capa da edição brasileira de Utopia, de Raquel Varela e Robson Vilalba

Studio na Colab55

Confira no vídeo a conversa onde os autores comentam sobre o evento histórico e a obra durante o lançamento do livro, em Lisboa, Portugal. A conversa contou com a presença de José Gameiro, uma das personagens que inspirou o protagonista da HQ.

Em Curitiba, o evento oficial de lançamento acontece no dia 11 de maio, na Itiban. O livro já está disponível para venda no site da Editora Veneta.

Utopia conta a história da Revolução dos Cravos a partir da perspectiva de José, um homem do povo.

Quer mais arte, cultura e entretenimento? Continue NA-NUZEANDO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *