Metal Pesado Especial 15 anos de Gibiteca (1997)

Quadrinhos em Curitiba é uma pesquisa de Fulvio Pacheco

No ano de 1997, em comemoração ao aniversário da Gibiteca de Curitiba, foi lançada a edição especial da revista Metal Pesado, intitulada 15 Anos de Gibiteca de Curitiba, acompanhada da exposição de originais criados por 24 quadrinistas, para a Revista Metal Pesado, que contou com 1.220 visitantes. A revista venceu o prêmio HQ Mix pela edição.

Capa de Nilson Müller

Essa edição especial estrelada pelo personagem Gralha, juntamente com outras, teceu um panorama do que era produzido na época em Curitiba. O projeto idealizado por Márcia Squiba, segundo ela, não contou com a ajuda da Fundação Cultural de Curitiba. Foi idealizado com ajuda de Leão Azulay, o editor da revista Metal Pesado em São Paulo, que barateou ao máximo o custo da publicação da revista, pago pelos anunciantes. A revista também contou com a participação do público em geral, através de um concurso de histórias em quadrinhos, que foram selecionadas através de um júri e incluídas na revista.

Todos os quadrinistas participantes deste número especial da revista Metal Pesado eram curitibanos e tinham uma estreita relação com a Gibiteca de Curitiba como professores, ex-alunos ou mesmo freqüentadores. A revista, que foi publicada em grande escala, ainda é distribuída na Gibiteca.

O GralhaAntônio Eder

Mesmo tratando-se de uma publicação mista, destacam-se as aventuras do super-herói Gralha, de 1940. Este último personagem, para alguns, não passou de um golpe publicitário pra divulgação do Gralha. Já o herói de 1997 foi elaborado por vários desenhistas locais: Alessandro Dutra (que criou os trajes do personagem), Gian Danton e José Aguiar (que criaram a história), Antonio Eder, Luciano Lagares, Tako X, Edson Kohatsu e Augusto Freitas, Dutra e Aguiar (que se incumbiram da arte) e Nilson Muller (que já havia vendido suas pinturas como capa para Metal Pesado e que fez a capa também desta edição).

O Sol do Brasil – de Neri e Werneck – Baseado em letra da banda Gabiru’s
HQ por Adriano Loyola

E se quiser mais ainda sobre quadrinhos, confere aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *