Após a morte de Frank L. Baum, autor da série de Oz, outros autores deram continuidade à saga. Conheça o trabalho de Ruth Plumly Thompson
Após a morte de Frank L. Baum, autor original da série de livros de Oz, com a benção de sua família, e contratados por sua editora, Reilly & Lee, outros autores deram continuidade à saga. Os 14 livros escritos por Baum e as 36 continuações escritas por estes autores são conhecidos como Os Famosos 40 de Oz. Conheça abaixo o trabalho da autora de literatura infantil; Ruth Plumly Thompson.
Ruth Plumly Thompson, nascida em 27 de julho de 1891 e falecida em 6 de abril de 1976, foi uma escritora norte americana de histórias infantis. Ávida leitora dos livros de Baum, Thompson começou sua carreira de escritora em 1914, quando vendia histórias para jornais e revistas. Entre 1921 e 1939, ela escreveu um livro de Oz por ano. Todos foram ilustrados por John R. Neill, que também ilustrou os livros de Oz de Baum, exceto o primeiro, O Mágico de Oz, que foi ilustrado por W. W. Denslow.
As contribuições de Thompson para a série Oz são bem humoradas e imaginativas, apresentando uma ampla gama de personagens. Ela tinha uma tendência maior ao uso de tramas românticas do que Baum. Além disso, Ruth assumidamente tinha um foco no público infantil, enquanto Baum não se atinha a tais restrições em seu público-alvo.
Thompson também escreveu outros materiais relacionados à Oz, como a curta peça Um Dia em Oz e o conto A Árvore Encantada de Oz. Ela também escreveu o show de marionetes de Oz de Jean Gros em 1928, The Magical Land of Oz e mais dois livros de Oz, que não fazem parte dos Famosos 40: Yankee in Oz (1972) e The Enchanted Island of Oz (1976).Thompson pediu demissão de escrever livros de Oz em 1939. Conheça a seguir as obras de Ruth Plumly Thompson que fazem parte da saga oficial de Oz.
The Royal Book of Oz – O Livro Real de Oz – de Ruth Plumly Thompson (1921)
O Professor Wogglebug faz os personagens de Oz pensarem sobre sua genealogia e de onde eles vieram porque ele quer escrever “O Livro Real de Oz”, registrando todas essas informações. O Livro Real de Oz foi o primeiro livro escrito por Ruth Plumly Thompson. É o 15º livro da série Oz.
Kabumpo in Oz – Kabumpo em Oz – de Ruth Plumly Thompson (1922)
Kabumpo em Oz é o décimo sexto livro de Oz, e o segundo escrito por Ruth Plumly Thompson. Durante a comemoração do aniversário do Príncipe Pompadore, seu bolo de aniversário explode, revelando um pergaminho mágico. O príncipe, junto com o sábio elefante do reino, Kabumpo, partem em uma aventura para a Cidade de Esmeralda.
The Cowardly Lion of Oz – O Leão Covarde de Oz – de Ruth Plumly Thompson (1923)
Depois que Notta Bit More, o palhaço de circo, acidentalmente profere o feitiço de transformação que o envia, juntamente com Bob Up, o menino órfão, para o reino Munchkin. O Leão, em uma missão secreta própria, os encontra.
Grampa in Oz – Vovô em Oz – de Ruth Plumly Thompson (1924)
Quando o Rei Fumbo de Ragbad perde a cabeça em uma tempestade, o Príncipe Tatters, acompanhado pelo sábio e maravilhoso velho soldado Vovô, parte para encontrar a cabeça do rei, uma fortuna e uma princesa.
The Lost King of Oz – O Rei Perdido de Oz – de Ruth Plumly Thompson (1925)
Mombi, a bruxa mais perversa de Oz, sai em busca do lendário Rei Perdido de Oz, que ela encantou muitos anos antes. Pajuka, o ganso, e Snip, um animado garoto Gillikin, a ajudam, enquanto Dorothy deseja ir para a Califórnia.
The Hungry Tiger of Oz – O Tigre Faminto de Oz – de Ruth Plumly Thompson (1926)
Quando o encantador Tigre Faminto é levado para o Reino de Rash em uma tentativa de satisfazer seu apetite, a pequena Betsy Bobbin e o alegre Homem Vegetal se juntam a ele e ao jovem Príncipe Reddy em uma busca pelos três Rubis Rash mágicos.
The Gnome King of Oz – O Rei Gnomo de Oz – de Ruth Plumly Thompson (1927)
Sem suspeitar, o garoto Peter, ajuda o perverso Rei Gnomo a escapar da ilha onde foi banido e que agora está determinado a recuperar seu antigo reino e devastar Oz.
The Giant Horse of Oz – O Cavalo Gigante de Oz – de Ruth Plumly Thompson (1928)
A garota Trot, e Benny, uma estátua de pedra viva, juntam-se a um cavalo gigante em aventuras Ozianas envolvendo uma serpente marinha monstruosa.
Jack Pumpkinhead of Oz – Jack Cabeça de Abóbora de Oz – de Ruth Plumly Thompson (1929)
Um rapaz retorna a Oz e une forças com Jack Cabeça de Abóbora para resgatar Ozma e a Cidade de Esmeralda.
The Yellow Knight of Oz – O Cavaleiro Amarelo de Oz – de Ruth Plumly Thompson (1930)
Sir Hokus de Pokes parte em uma jornada e descobre dois reinos inteiros transformados e escondidos pelo maligno Sultão de Samandra. Quando um rapaz chamado Speedy viaja em um navio para Oz, ele ajuda Sir Hokus a resgatar a Princesa Marygolden.
Pirates in Oz – Piratas em Oz – de Ruth Plumly Thompson (1931)
O velho Rei Gnomo tenta capturar a Cidade de Esmeralda e recuperar seu cinto mágico, para o horror de Peter, o garoto da Filadélfia que retorna em um porco poético voador para tentar salvar Oz.
The Purple Prince of Oz – O Príncipe Púrpura de Oz – de Ruth Plumly Thompson (1932)
O Príncipe Randy de Regalia deve provar seu direito de ser um membro da realeza. Em sua jornada cheia de aventuras para cumprir as tarefas que lhe foram atribuídas, Randy conhece o simpático gigante Nandywog, um monstro aterrorizante e então escapa da cidade dos vilões Doublemen.
Ojo in Oz – Ojo em Oz – de Ruth Plumly Thompson (1933)
Quando Ojo, o garoto Munchkin é sequestrado ele faz uma fuga aventureira na companhia de dois novos amigos: Snufferbux, o urso cantor e dançarino, e Realbad, o chefe bandido com o passado misterioso.
Speedy in Oz – Speedy em Oz – de Ruth Plumly Thompson (1934)
A lendária Ilha Umbrella voa magicamente pelo ar até que bate na testa de um gigante extremamente desagradável. Enquanto isso, Speedy impulsionado por um gêiser em erupção encontra Terrybubble, o alegre esqueleto vivo de um enorme dinossauro.
The Wishing Horse of Oz – O Cavalo dos Desejos de Oz – de Ruth Plumly Thompson (1935)
Três colares de esmeralda fazem com que todos em Oz se esqueçam da Princesa Ozma, a Mágica, e de Glinda, a Boa, e reconheçam, em vez disso, um velho rei gordo chamado Skamperoo como governante supremo.
Captain Salt in Oz – Capitão Salt em Oz – de Ruth Plumly Thompson (1936)
Buscando novas terras para reivindicar para a Princesa Ozma, o Capitão Salt e sua tripulação descobrem a incrível Floresta Marinha com seus peixes voadores e pássaros nadadores, são perseguidos por uma serpente marinha genuína, fazem amizade com um charmoso hipopótamo falante e até encontram a ilha brilhante de Peakenspire.
Handy Mandy in Oz – Handy Mandy em Oz – de Ruth Plumly Thompson (1937)
Handy, a Garota-Cabra de Mern conhece Nox, o Boi Real de Keretaria, e juntos eles vão em busca do pequeno Rei Kerry.
The Silver Princess in Oz – A Princesa Prateada em Oz – de Ruth Plumly Thompson (1938)
O jovem Rei Randy de Regalia é visitado por seu velho amigo, Kabumpo, o Elefante Elegante de Pumperdink. Juntos, eles partem para visitar seu amigo Jinnicky, o Jinn Vermelho na Terra de Ev.
Ozoplaning with the Wizard of Oz – Ozoplanagem com o Mágico de Oz – de Ruth Plumly Thompson (1939)
Ozoplaning with the Wizard of Oz é o trigésimo terceiro da série de livros de Oz criada por L. Frank Baum e seus sucessores, e o décimo nono e último escrito por Ruth Plumly Thompson. O Mágico revela os ozoplanos recém-criados, e um voo caótico os leva a um país celeste até então inexplorado chamado Stratovania.
E se você se interessou pelo universo de Oz, acompanhe o NA-NU. A gente já vem há algum tempo realizando uma extensa pesquisa a respeito de toda história deste universo fantástico, suas principais adaptações, versões e spin-offs, além de seu impacto e relevância histórica, política e social.
Ao longo dos próximos meses o NA-NU irá publicar esta pesquisa em uma série de textos aqui no blog e em vídeos em nosso canal do Youtube. O projeto O NA-NU Apresenta: O Mágico de Oz é uma iniciativa do projeto de divulgação e produção artística NA-NU que vai trazer muita informação, arte e, em novembro de 2024, um evento muito especial na Gibiteca de Curitiba.