Mônica Schreiber é uma artista que constrói e desvenda a própria essência através de diversas linguagens.
Mônica Schreiber é bailarina profissional da Téssera Companhia de Dança da UFPR, e atualmente estuda artes visuais. A artista desenvolve estudos ligados ao corpo através de diversas linguagens, como fotografia, audiovisual, dança, pintura, escultura, literatura e performance.
Selecionamos alguns trabalhos da artista pra você conhecer:
“A noite traz em si certas vulgaridades inacessíveis. Deparo-me com uma velha amiga que já não é mais bem-vinda, contudo persiste em me visitar. Diante de um olhar desesperado suplico que os ventos se acalmem e o outono chegue de modo mais familiar. Enquanto as tempestades me sufocam encontro a paz em grandes escalas de intensos ‘amares’. Costumava, quando pequena, ansiar pela formidável fonte da liberdade e ao fortalecer os neurônios percebi que ela não existe. De passos em corridas, de tropeços a raspões, de indicações a desistências. Em tempos de fluidez o espírito não procura os campos universais, mas esqueci-me que das bem dizentes alegrias também devo me agarrar em grandes proporções nas transcendentais maravilhas. Dentro da alma que me segura construo um abrigo. Aprendi que por mais que a contemporaneidade proponha uma solidão feliz, não existem corpos inteiros no isolamento. As boas energias quero que me transbordem e as falsas lacunas que se autodestruam. Que as crises fortaleçam e que as fases amoleçam. O hoje sempre parece mais complicado e o talvez que o amanhã carrega é sempre levemente assustador. Fecho os olhos e assim como os sonhos que se desenrolam me renovo no desconstruir de um viver sentimentalmente sensacional.”
Texto extraído de Alma Mouca projeto de literatura, texto e poesia desenvolvido pela artista e você pode acessar mais textos clicando aqui.
Abaixo você pode conferir alguns trabalhos da artista em vídeo:
“O corpo me pertence como função artística, social e revolucionária. As linguagens se cruzam em rizomas mentais e a ação procura a emoção pura. Pertencimento, condução, essência, processos. Palavras que acompanham meus trabalhos e poéticas.” – Mônica Schreiber
Acompanhe mais sobre o trabalho de Mônica Schreiber nos links abaixo:
Téssera Companhia de Dança da UFPR
Conheça mais artistas e curiosidades sobre arte e cultura clicando aqui.