Dando início a nossa série aqui no blog sobre O Mágico de Oz: Porque esta obra é tão importante? E do que se trata o fantástico mundo de Oz?
Apesar de ter mais de 120 anos, O Mágico de Oz é uma história atual e universal que conversa com todos os públicos. Gerações e gerações por todo o planeta cresceram e ainda crescem em contato com alguma versão do universo fantástico de Oz. O Maravilhoso Mágico de Oz, obra literária de Frank L. Baum, lançado no ano de 1900 é um dos maiores clássicos da literatura mundial. Considerada uma das obras inaugurais do gênero da fantasia na literatura. É uma das principais inspirações para grandes nomes do gênero como J. R. R. Tolkien, autor de O Hobbit e O Senhor dos Anéis, C. S. Lewis da série As Crônicas de Nárnia e George Lucas, idealizador de Star Wars e Indiana Jones.
O Mágico de Oz conta a história da pobre garota do Kansas, Dorothy que é arrastada para a fantástica Terra de Oz por um tornado e segue pela estrada de tijolos amarelos com os companheiros que faz ao longo do caminho, o Espantalho, o Lenhador de Lata e o Leão Covarde, a procura de uma forma de retornar ao seu lar. O mundo mágico de Oz é uma terra isolada, cercada por todos os lados por um mortal deserto. Oz é dividida em quatro grandes reinos, a Terra dos Quadlins no sul, um lugar mágico, abençoado pelas fadas, que é governado por Glinda, a Bruxa Boa do Sul, a selvagem e desconhecida Terra dos Gillikins no norte, governada pela Bruxa Boa do Norte, a Terra dos Munchkins, no leste, dominada pela Bruxa Má do Leste, e a Terra dos Winkies no oeste, oprimida pela maligna Bruxa Má do Oeste, e no centro, a Cidade de Esmeralda, cidade-estado que controla os 4 reinos, onde governa O Mágico de Oz. Oz é um mundo repleto de povos com suas diferentes culturas, seres mágicos e criaturas que desafiam a realidade.
O primeiro livro teve 13 continuações escritas pelo autor além de incontáveis continuações, expansões e releituras realizadas por outros autores. Além disso, O Mágico de Oz possui inúmeras adaptações para o teatro, quadrinhos e é claro, para o cinema, sendo a adaptação de 1939, dirigido por Victor Fleming, a mais consagrada obra relacionada a Oz, simplesmente o filme mais assistido da história.
Oz tem uma forte ligação com o movimento sufragista norte-americano do começo do século XX. O autor, Frank L. Baum, era genro de Matilda Gage, importante líder da causa. O Mágico de Oz, é também considerada um importante ícone para a cultura e para a causa LGBTQIA+. Principalmente o filme de 1939, estrelado por Judy Garland. A atriz, embora fosse heterossexual, é considerada uma grande porta‐voz da comunidade LGBTQIA+ por ser uma das primeiras celebridades a defender os direitos e o respeito aos homens gays publicamente.
O Mágico de Oz também tem um forte papel na história dos quadrinhos. A série original de livros, desde a primeira obra publicada, foi pensada como uma experiência visual. Se utilizando de técnicas de impressão e cores inéditas até então na literatura infantil. Fazendo assim parte da revolução gráfica do começo do século XX que deu início à arte dos quadrinhos.
E se você se interessou sobre o universo de Oz, acompanhe a gente aqui no NA-NU. Essa é apenas a introdução do que vem por aí. O NA-NU vem já há algum tempo realizando uma extensa pesquisa a respeito de toda história deste universo fantástico, suas principais adaptações, versões e spin-offs, além de seu impacto e relevância histórica, política e social.
Ao longo dos próximos meses o NA-NU irá publicar esta pesquisa em uma série de textos aqui no blog e em vídeos em nosso canal do Youtube. O projeto O NA-NU Apresenta: O Mágico de Oz é uma iniciativa do projeto de divulgação e produção artística NA-NU que vai trazer muita informação, arte e, em novembro de 2024, um evento muito especial na Gibiteca de Curitiba.
Gostei muito da apresentação do NA-NU sobre a história do Mágico de OZ, vou acompanhar os próximos passos da série dos textos.
Vamos curtir muito!