19 a 22/06 – Festival de Violoncelos traz grandes nomes à Curitiba

De 19 a 22 de junho, I Festival de Violoncelos de Curitiba reúne grandes nomes nacionais e internacionais com programação gratuita

Entre os dias 19 a 22 de junho Curitiba recebe o I Festival de Violoncelos – Explorando Horizontes. Um evento inédito, com o violoncelo no centro de uma intensa programação artística, pedagógica e cultural. Com atividades nos palcos do Guairinha e da Capela Santa Maria, o festival promete impactar mais de 2 mil pessoas, entre estudantes, músicos profissionais e o público em geral, com concertos, recitais, palestras e oficinas gratuitas.

Com mais de 170 inscrições recebidas para as masterclasses, cerca de 80 alunos ativos foram selecionados para participar de oficinas práticas com especialistas renomados. O evento reunirá alguns dos maiores nomes do cenário nacional e internacional, como André Micheletti (SP), Eduardo Swerts (MG), Elise Pittenger (EUA/Brasil), Frederico Nable (MG), Fabio Presgrave (RN), Horácio Contreras (Venezuela/EUA), Marcus Ribeiro (RJ), Gabriella Fulglsig (Dinamarca/Brasil), Maria Eduarda Canabarro (SP) e Vana Bock De Biaggi (SP), entre outros. A iniciativa ainda oferece Bolsas-auxílio para assistentes de produção e pianista correpetidor.

Studio na Colab55

“Nosso intuito é proporcionar uma experiência abrangente e enriquecedora para violoncelistas brasileiros, com ênfase especial no desenvolvimento profissional dos músicos do Paraná. O evento busca fortalecer a comunidade de violoncelistas no Brasil, oferecendo uma plataforma para o compartilhamento de conhecimentos, troca de experiências e crescimento conjunto”, afirma a violoncelista venezuelana da Orquestra Sinfônica do Paraná, María José Bellorin Montaño, curadora e diretora artística do evento.

Além da programação formativa, o festival oferecerá concertos gratuitos e recitais didáticos em espaços democráticos e acessíveis, com intérprete de Libras e materiais adaptados para pessoas com deficiência visual, ampliando o acesso da comunidade curitibana à música erudita e valorizando o violoncelo em formações diversas, com foco na representatividade e na inovação. Os ingressos gratuitos estarão disponíveis para retirada no local com 1 hora de antecedência de cada apresentação.

Foto: Vítor Dias

Confira abaixo a programação completa (Classificação Livre)

19/06 (quinta-feira) | Guairinha
10h30 – Mesa de abertura: Ingresso em Universidades de Música no Brasil e no Exterior
13h30 – Masterclasses
20h – Concerto de Abertura

20/06 (sexta-feira) | Capela Santa Maria
9h – Mesa: Oportunidades de Carreira para Violoncelistas
11h – Recital
13h30 – Palestra: A Música Latino-Americana para Violoncelo
14h30 – Masterclasses
20h – Recital de Música Latino-Americana

21/06 (sábado) | Capela Santa Maria
9h – Palestra: Saúde Física e Mental do Violoncelista
11h – Homenagem a Matias de Oliveira Pinto
20h – Recital VioloncElas

22/06 (domingo) | Guairinha
9h – Simulado de Provas de Orquestra
17h – Concerto de Encerramento

O I Festival de Violoncelos de Curitiba é viabilizado pelo Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba, com patrocínio do Colégio Positivo. Idealização e direção artística de María José Bellorin Montaño. A produção é da Catálise Produções Culturais, sob direção executiva de Josnel Garcia de Carvalho.

O Guairinha fica na Rua XV de Novembro, 971, Centro, e a Capela Santa Maria na Rua Conselheiro Laurindo, 273, também Centro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *