Décio Torres Cruz declama poema sobre as lembranças da mãe

Querida mamãe, poema de Décio Torres Cruz que fala das lembranças de sua mãe, costureira, quando o autor vivia em terras estrangeiras.

Todo Poema é um Filme é um projeto da Villa Olivia Editora que une a literatura às artes visuais e trás autores interpretando seus poemas. Do projeto já participaram artistas como Rita SantanaTiago CorreiaNoélia RibeiroDécio Torres CruzNilson GalvãoMaria RezendeSandro OrnellasNicolas BehrWesley CorreiaLuiz Carlos LacerdaKátia BorgesMarcelo FrazãoAndré GiustiMônica MenezesWladmir CazéAlexandre Vieira de AlmeidaCarlos BarbosaJosé Inácio Vieira de MeloMelina GaleteAlex SimõesMariana IanelliPaulo ScottMartha GalrãoLuci Collin e Elezeu Moreira Paranaguá.

Décio Torres Cruz é escritor, crítico literário, poeta, pesquisador e professor aposentado da UFBA e da UNEB. Foi eleito recentemente para ocupar a cadeira 19 da Academia de Letras da Bahia e a cadeira 2 da Academia Contemporânea de Letras de São Paulo. Ph.D. em Literatura Comparada (SUNY, EUA), mestre em Teoria da Literatura, especialista em Tradução e bacharel em Letras pela UFBA. Fez pesquisa pós-doutoral sobre as adaptações de Shakespeare para o cinema na Leeds Metropolitan University, Inglaterra. Livros recentes: Histórias roubadas (2022), Paisagens interiores (2021), The Cinematic Novel and Postmodern Pop Fiction (2019); Literatura (pós-colonial) caribenha de língua inglesa (2016); Postmodern Metanarratives: Blade Runner and literature in the age of image (2014); dentre outras publicações teórico- didáticos e participações em coletâneas. Foi vencedor do concurso de crônicas Um rolê pelo Rio da Cátedra Unesco de Leitura do Instituto Interdisciplinar de Leitura da PUC-Rio.

Studio na Colab55

Inicialmente, Villa Olívia era o nome de um sobrado localizado no Morro da Conceição, hoje área de preservação histórica na Zona Portuária do Rio de Janeiro, que se transformou em casa e atelier do gravador, pintor, fotógrafo, professor, curador, articulador cultural e editor Marcelo Frazão em 1989. A editora nasceu em 2001, tendo como característica principal a publicação de projetos que aliassem literatura e artes visuais. O livro Bichos – 25 gravadores, edição bilíngue, iniciou essa trajetória. Na sequência, vieram A Cara do Rio (11 edições) e Gravando Noel (comemorando o centenário do compositor Noel Rosa), além de muitos outros. Inaugurando uma nova fase com sede em Salvador, a Villa Olívia lançou a coletânea Poemas de amor e guerra em Maio de 2021, reunindo o trabalho inédito de sete poetas com imagens inspiradas em seus textos.

Você encontra os livros da Villa Olivia Editora no site oficial

Quer mais arte, cultura e entretenimento? Continue NA-NUZEANDO

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *